CPI aprova pedido para que adotados ilegalmente retornem à família biológica — Rádio Senado

CPI aprova pedido para que adotados ilegalmente retornem à família biológica

LOC: A CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS APROVOU PEDIDO DE URGÊNCIA PARA QUE AS CRIANÇAS ADOTADAS ILEGALMENTE NA BAHIA RETORNEM À FAMÍLIA BIOLÓGICA. 

LOC: E FOI AGENDADA PARA A PRÓXIMA SEMANA O DEPOIMENTO DE CARMEM TOPCHÁU, ACUSADA DE INTERMEDIAR AS ADOÇÕES, QUE FALTOU À ÚLTIMA REUNIÃO DA CPI, NA SEGUNDA-FEIRA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Carmen Kiechofer Topschal, suspeita de intermediar adoções ilegais em Monte Santo, no interior da Bahia, faltou ao depoimento marcado na visita da CPI do Tráfico de Pessoas a Salvador. No caso de Monte Santo, denunciado pelo programa Fantástico, da Rede Globo, uma família pobre teve seus cinco filhos retirados de casa e entregues para adoção para famílias de São Paulo. A relatora da CPI, senadora Lídice da Mata, do PSB da Bahia, disse que iria pedir a prisão de Carmem por não atender à convocação. Mas seus advogados pediram mais uma oportunidade para ela depor, como explicou a presidente da comissão, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas. 

(Vanessa Grazziotin) A senhora Carmen, que não compareceu na segunda-feira em Salvador e imediatamente seus advogados encaminharam um expediente a esta CPI dando conta de que ela não pôde vir, mas está à disposição. Nós estamos então sugerindo que a data que ela venha, agora não mais na Bahia, mas venha a Brasília, seja a próxima terça-feira, dia 20. 

(Repórter) A CPI aprovou quatro requerimentos relacionados à denúncia de adoção ilegal em Monte Santo. O colegiado questiona os presidentes do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público sobre essa denúncia, e pede informações sobre o funcionamento do Cadastro Nacional de Adoção do CNJ. Outro requerimento pede urgência ao juiz de Monte Santo para devolver as crianças à família, como destacou Lídice da Mata. 

(Lídice da Mata) Queria sugerir que seja oficiado o juiz responsável pela comarca de Monte Santo, doutor Luiz Roberto Cappio Guedes Pereira para que aprecie com a máxima urgência os pedidos do Ministério Público da Bahia para que os filhos de Silvânia Maria da Silva e Jerôncio Brito de Souza retornem à família biológica tendo em vista os fortes indícios de irregularidade no processo de adoção que deu cabo à transferência dessas crianças para famílias substitutas. 

(Repórter) Dos cinco filhos do casal, os dois mais velhos estão em Campinas e os outros três foram para Indaiatuba, cidade vizinha.
14/11/2012, 00h39 - ATUALIZADO EM 14/11/2012, 00h39
Duração de áudio: 01:59
Ao vivo
00:0000:00