Relator da CPI do Cachoeira deve apresentar parecer na próxima semana — Rádio Senado

Relator da CPI do Cachoeira deve apresentar parecer na próxima semana

LOC: O RELATOR DA CPI MISTA DO CACHOEIRA DEVE APRESENTAR SEU PARECER COM AS CONCLUSÕES DOS TRABALHOS NA PRÓXIMA SEMANA. 

LOC: UM GRUPO DE PARLAMENTARES RECORRE AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PARA DAR CONTINUIDADE ÀS INVESTIGAÇÕES. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Apesar da prorrogação por mais 48 dias, a CPI Mista do Cachoeira não deverá votar os mais de 500 requerimentos para a quebra de sigilos ou de convocações. A única agenda da Comissão até meados de dezembro será a apreciação do relatório final, que deverá ser apresentado no dia 20. O relator, deputado Odair Cunha, do PT mineiro, está concluindo o parecer com base na documentação enviada pelo Ministério Público, Justiça Federal e Polícia Federal. O vice-presidente da CPI, deputado Paulo Teixeira, do PT de São Paulo, explicou que não há necessidade de reuniões públicas porque o trabalho está concentrado nas mãos do relator. 

(Paulo T.) A CPI está trabalhando. E agora estamos aguardando a finalização do relatório do relator Odair Cunha para que ele entregue o relatório para que possamos discuti-lo e votá-lo. 

REP: Em resposta, a oposição busca alternativas para dar continuidade às investigações. O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, entregou ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, um levantamento do partido sobre as quebras de sigilos da construtora Delta, que repassou recursos públicos para empresas de fachada usadas no esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira. Álvaro Dias espera que o Ministério Público aprofunde as investigações que não puderam ser feitas pela CPI.  

(A.dias) É um monumental escândalo de desvio público, tendo a Delta como matriz e com muitas coadjuvantes. Investigamos apenas 6 empresas-laranja. Temos pelos 29 empresas-laranja que não foram investigadas. Estamos encaminhando esse material ao Procurador-Geral da República na esperança de que o inquérito seja instaurado. O essencial não foi investigado pela CPI. 

REP: O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, anunciou que o partido e o PPS também vão recorrer ao Ministério Público Federal para evitar que a CPI seja concluída com o parecer do relator. 

(Taques) O PDT está preparando junto com outros partidos um trabalho para ser apresentado ao PGR sobre a CPI para que possamos chegar ao dinheiro, onde foi parar o dinheiro. 

REP: Depois de apresentado à CPI, o relatório final terá de ser votado. A oposição vai entregar um parecer alternativo, que se não for aprovado será encaminhado ao Ministério Público. O mesmo ocorrerá com as conclusões do relator votadas pelo Plenário da CPI.
12/11/2012, 00h05 - ATUALIZADO EM 12/11/2012, 00h05
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00