PF pode investigar venda ilegal de remédios falsificados — Rádio Senado

PF pode investigar venda ilegal de remédios falsificados

LOC: A POLÍCIA FEDERAL PODE INVESTIGAR A VENDA ILEGAL DE REMÉDIOS FALSIFICADOS. É O QUE DETERMINA UMA PROPOSTA DO SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO.

LOC: A MATÉRIA DEVE SER ANALISADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a pirataria atinge de 20 a 30 por cento dos remédios vendidos no país. No ano passado, o número de produtos apreendidos pela Anvisa chegou a 850 mil unidades, entre comprimidos e ampolas. Os mais copiados são medicamentos controlados, anabolizantes, remédios para emagrecer e para disfunção erétil. Para coibir este tipo de crime, uma proposta do senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, determina que a Polícia Federal deve combater a falsificação, corrupção e adulteração de medicamentos e produtos destinados a fins terapêuticos e medicinais. Pelo texto, a PF também deve investigar o comércio interestadual e a venda de remédios fraudados pela internet. Atualmente, estas apurações entre estados são feitas pelas polícias civis. O senador Humberto Costa defendeu uma maior integração entre a Anvisa e a Polícia Federal e lembrou que uma operação conjunta das duas instituições desarticulou neste ano uma quadrilha responsável pela venda irregular de botox. 

(HUMBERTO): Porém, não será mais uma ação conjunta pontual, como geralmente ocorre hoje. Estas duas entidades, em parceria com outras instituições de fiscalização e segurança, inclusive estaduais e municipais, trabalharão permanentemente de forma articulada e coordenada. 

(Cardim) Se aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, a proposta deve ser encaminhada para a Câmara dos Deputados.
12/11/2012, 00h22 - ATUALIZADO EM 12/11/2012, 00h22
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00