CRE aprova criação de 100 cargos de controlador de tráfego aéreo — Rádio Senado

CRE aprova criação de 100 cargos de controlador de tráfego aéreo

LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL APROVOU A CRIAÇÃO DE 100 CARGOS DE CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO. 

LOC: O RELATOR, SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, LEMBROU O ACIDENTE COM O AVIÃO DA GOL, EM 2006, NO MATO GROSSO, AO DEFENDER A CONTRATAÇÃO DE MAIS CONTROLADORES. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TEC: O projeto cria cem cargos efetivos de nível intermediário, integrantes do Grupo - Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Também estabelece que a criação dos cargos fica condicionada à expressa autorização em lei orçamentária anual. O Comando da Aeronáutica conta hoje com apenas 160 controladores, número considerado insuficiente para garantir a segurança e a eficiência do setor. O relator do projeto na Comissão, senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, destacou que não há como examinar a matéria sem lembrar a crise no setor aéreo brasileiro. E citou especificamente o acidente com o voo 1907, da Gol, em 2006.

(RANDOLF) Embora, desde então, muitas questões, no que diz respeito ao episódio do que ficou conhecido como "Apagão Aéreo", não tenham sido esclarecidas, restou evidente a insuficiência de controladores de tráfego aéreo em face do significativo incremento do número de passageiros e de voos nos aeroportos brasileiros nos últimos anos. Diante desse quadro, não temos dúvida de que a criação de cargos de controladores de tráfego aéreo é medida necessária e urgente 

(REP) O senador ressaltou as ações do Governo Federal em preparar o País para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. O projeto, que veio do Poder Executivo, segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça, de onde, se aprovado, será encaminhado à sanção presidencial. Na mesma reunião da Comissão de Relações Exteriores, foi aprovada a realização de audiência púbica para debater os projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira. Da Rádio Senado, Nara Ferreira.
09/11/2012, 11h45 - ATUALIZADO EM 09/11/2012, 11h45
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00