Comissão realiza segunda audiência para debater redução de tarifas — Rádio Senado

Comissão realiza segunda audiência para debater redução de tarifas

LOC: REPRESENTANTES DE DIVERSOS ÓRGÃOS LIGADOS À PRODUÇÃO ENERGÉTICA PARTICIPARAM DA SEGUNDA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR A EMEPÊ 579.  

LOC: A PROPOSTA REDUZ O VALOR DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA PARA A INDÚSTRIA E PARA CONSUMIDORES. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.  

(Repórter) A medida provisória 579 prevê que os consumidores residenciais terão uma redução de 16,2% no valor da conta de luz. Já para as indústrias, a conta ficará até 28% menor. A proposta trata ainda da renovação do contrato das empresas elétricas que terão suas concessões vencidas até 2017. O senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, relator do projeto, quis saber dos convidados da audiência qual o impacto que a redução de tarifas trará para o aumento da competitividade do país: 

(Renan Calheiros) Uma outra pergunta: em que grau a redução tarifária prevista pela medida provisória 579 aumentará a competitividade da indústria? Quais as expectativas concretas da indústria quanto aos efeitos da MP na geração de empregos? 

(Repórter) Para o empresário Jorge Gerdau, o aumento da competitividade brasileira é o maior benefício da MP e isso será refletido na capacidade produtiva das empresas nacionais: 

(Jorge Gerdau) Custo da energia é um aspecto decisivo na competitividade. Conseqüentemente, nós temos que definir, por princípio, que a Medida realmente atende com muita clareza esse grande desafio que é o Brasil voltar a ter uma energia competitiva 

(Repórter) Roberto Mozalen, representante da FIESP, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, destacou que a Medida Provisória traz justiça aos preços da energia cobrados de consumidores e da indústria: 

(Roberto Mozalen) A FIESP entende que a medida provisória, na forma como ela foi apresentada, ela é boa para os consumidores e boa para o Brasil 

(Repórter) A comissão mista que analisa a MP 579 promove mais duas audiências públicas na próxima semana. Serão ouvidos governadores e representantes do Governo Federal.
07/11/2012, 06h05 - ATUALIZADO EM 07/11/2012, 06h05
Duração de áudio: 01:50
Ao vivo
00:0000:00