Eunício avalia prorrogação da redução do imposto para os carros — Rádio Senado

Eunício avalia prorrogação da redução do imposto para os carros

LOC: A PRORROGAÇÃO ATÉ O FINAL DO ANO DA REDUÇÃO DO IPI PARA OS CARROS NOVOS TEM VANTAGENS PARA A ECONOMIA BRASILEIRA, MAS PREJUÍZOS A ESTADOS E MUNICÍPIOS. 

LOC: A ANÁLISE É DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA, DO PMDB DO CEARÁ. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A presidente Dilma Rousseff anunciou que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados para os carros vai valer até 31 de dezembro. A medida, que começou a valer em maio, terminaria no final de outubro. De acordo com informações do governo federal, a indústria de automóveis registrou um aumento de 33,4% nas vendas no segundo trimestre de 2012, comparado ao mesmo período do ano passado. Isso significa cerca de quatro mil carros vendidos a mais a cada dia. O senador Eunício Oliveira considera que a prorrogação da queda do IPI para carros tem o seu lado bom, que é estimular a economia brasileira, mas também pode ser um problema. 

(Eunício Oliveira) Então, é importante essa prorrogação por mais algum prazo para que essa crise, que não é nossa, não é brasileira, que é mundial, mas afeta indiretamente o Brasil permaneça lá fora e não adentre o Brasil. Para que a gente tenha algum tipo de problema na questão de geração de empregos, na questão de geração de renda e na questão de crescimento e de desenvolvimento do próprio país. Obviamente que tem um lado negativo, que é o que prejudica o Fundo de Participação dos Estados e o Fundo de Participação dos Municípios que não terão a divisão desses impostos. 

(Repórter) Como explicou o senador Eunício Oliveira, esses dois fundos, que são recursos enviados pelo governo federal aos estados e cidades, são formados também com parte do que o que é arrecadado com o Imposto sobre Produtos Industrializados.
25/10/2012, 03h54 - ATUALIZADO EM 25/10/2012, 03h54
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00