CPI deve convocar juiz acusado de participar de esquema ilegal de adoção — Rádio Senado

CPI deve convocar juiz acusado de participar de esquema ilegal de adoção

LOC: A CPI DO TRÁFICO DE PESSOAS DEVE CONVOCAR, PARA DEPOIMENTO, O JUIZ ACUSADO DE PARTICIPAR DE UM ESQUEMA ILEGAL DE ADOÇÃO DE CRIANÇAS NA BAHIA. 

LOC: O ANÚNCIO FOI FEITO NESTA TERÇA-FEIRA PELA RELATORA DA COMISSÃO, A SENADORA LÍDICE DA MATA, DO PSB BAIANO. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI.  

(Repórter) Uma reportagem apresentada no último domingo pelo programa Fantástico, da Rede Globo, apontou que, em junho, o juiz Vitor Manoel, então na comarca de Monte Santo, no interior baiano, teria retirado cinco crianças de uma família pobre do município e as encaminhado para adoção, sem obedecer aos procedimentos legais, e num prazo bem inferior ao que é considerado normal nesse tipo de processo. Para a senadora Lídice da Mata, há indícios de que o fato tenha ligação com um esquema de tráfico de pessoas. Relatora da CPI que investiga esse tipo de crime no país, a parlamentar pelo PSB da Bahia apresentou um requerimento para que o juiz seja convocado a esclarecer aos membros da comissão parlamentar de inquérito, as circunstâncias dessa adoção. 

(Lídice da Mata) Adoção esta que segundo os dados demonstrados naquela reportagem foi feita de forma absolutamente irregular, com procedimentos ilegais, desrespeitando o Cadastro Nacional de Adoção do CNJ e do próprio Estatuto da Criança e do Adolescente. Eu estou solicitando uma audiência pública específica para que nós possamos ouvir o juiz para que ele explique quais foram os critérios que levaram a que ele pudesse tomar o procedimento que escandalizou o Brasil. (Repórter) O pedido de convocação do juiz foi imediatamente apoiado pelo senador Paulo Davim, do PV do Rio Grande do Norte. 

(Paulo Davim) Nós que fazemos parte da CPI do Tráfico de Pessoas tivemos a oportunidade de conhecer o modus operando dessa quadrilha, e ali se enquadra ipsis litteris em tudo o que nós ouvimos em tudo o que nós absorvemos e aprendemos nessa experiência desses quase dois anos de CPI, vamos sim convocar o juiz que cometeu essa atrocidade, esse desrespeito. 

(Repórter) Nesta terça-feira, em audiência no Senado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que o governo deve lançar em breve o 2º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Segundo o ministro, o lançamento do Plano aguarda apenas o aval da presidente Dilma Rousseff.
16/10/2012, 07h48 - ATUALIZADO EM 16/10/2012, 07h48
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00