Um terço dos candidatos fichas-sujas estão entre os mais votados no 1º turno — Rádio Senado

Um terço dos candidatos fichas-sujas estão entre os mais votados no 1º turno

LOC: QUASE UM TERÇO DOS POLÍTICOS FICHAS-SUJAS QUE RECORRERAM À JUSTIÇA PARA DISPUTAR AS ELEIÇÕES DE 7 DE OUTUBRO FORAM OS MAIS VOTADOS EM SUAS CIDADES. 

LOC: A POSSE, ENTRETANTO, VAI DEPENDER DE DECISÃO DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL OU DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

TÉC: São considerados fichas-sujas os políticos cassados ou que renunciaram para evitar a cassação, os condenados em processos criminais por decisão colegiada e os que tiveram contas públicas rejeitadas pela justiça eleitoral. No primeiro turno, dos 197 políticos barrados que recorreram à Justiça para poder disputar a eleição a prefeito, 59 foram os mais votados em suas cidades. Mas eles só serão diplomados e tomarão posse em 2013 caso seus recursos sejam aceitos pelo Tribunal Superior Eleitoral ou pelo Supremo Tribunal Federal. Se os recursos forem negados ou não julgados ainda neste ano, o segundo candidato mais votado assume a vaga em janeiro. A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, declarou que, enquanto um candidato estiver recorrendo à Justiça, ele continua na disputa eleitoral e deve ir ao segundo turno. Cinquenta cidades do País terão nova rodada de votações, 17 são capitais estaduais. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, afirmou que, apesar dos casos pendentes, as eleições municipais foram marcadas por tranquilidade e pelo que chamou de avanços garantidos pela lei da Ficha Limpa 

(ANA AMÉLIA) A eleição para prefeito é a que define a base do que os cientistas políticos definem como pirâmide política, pois é a que mais se aproxima do cotidiano do cidadão... esse mapa político que ainda se desenha já mostra avanços muito importantes... foi a primeira eleição com a lei da ficha limpa em vigor, uma proposta da própria sociedade brasileira que pretende assim estimular uma eleição de políticos ficha limpa, com histórico limpo, focado na ética e no respeito ao cidadão ao eleitor. 

(REP) O segundo turno para prefeito só ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores, onde o candidato mais votado não consegue no primeiro turno a maioria absoluta dos votos.
15/10/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 15/10/2012, 01h50
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00