Senadores destacam importância da FAB na proteção do Brasil — Rádio Senado

Senadores destacam importância da FAB na proteção do Brasil

LOC: O BRASIL DEVE SUA UNIDADE ÀS FORÇAS ARMADAS, EM ESPECIAL À AERONÁUTICA, QUE AJUDA NA SEGURANÇA DAS FRONTEIRAS, NAS ELEIÇÕES E NAS AÇÕES DE SAÚDE EM REGIÕES ISOLADAS.

LOC: FOI O QUE AFIRMARAM SENADORES EM SESSÃO ESPECIAL NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA PARA COMEMORAR O DIA DO AVIADOR. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: As ações da Força Aérea Brasileira nas fronteiras do País, mais que dar apenas sensação de segurança, marcam a própria presença do Estado brasileiro na vida da comunidade. Foi o que disse o vice-presidente do Senado, Aníbal Diniz, do PT do Acre, em sessão especial para comemorar o Dia do Aviador. 

(Aníbal Diniz) Numa comunidade isolada, às vezes a população se sente como se não tivesse pátria. E todas as vezes que chega uma aeronave da Força Aérea da Força Brasileira, quando chega um navio hospital com a bandeira brasileira tremulando, é dito àquele povo: "Aqui é Brasil, e aqui o Brasil está presente". 

(Repórter) O senador disse que seu estado, o Acre, tem uma grande dívida de gratidão com as Forças Armadas, em especial a Aeronáutica, que tem um papel fundamental no desenvolvimento do estado, no combate a doenças endêmicas e no enfrentamento de calamidades climáticas como as enchentes no começo deste ano. Aníbal Diniz destacou ainda a participação nas eleições municipais, com o transporte de urnas, de representantes da Justiça Eleitoral e de tropas de segurança. A senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, confirmou a importância da Força Aérea Brasileira na defesa da região norte e da Amazônia, e comemorou que, em 2012, se completam 30 anos da entrada das primeiras mulheres na Aeronáutica. 

(Ana Amélia) Foram deixando importante serviços de digitação, programação, enfermagem para se dedicar à aviação. Hoje, muitas mulheres já ocupam a primeira linha da aviação militar brasileira. Voam em grandes aeronaves de transporte como o C-130 Hércules e o Boeing 707, os maiores aviões da Força Aérea Brasileira. Elas também pilotam helicópteros H-60 Black Hawk, caças F5 EM e A1, como também aviões de reconhecimento. 

(Repórter) O Dia do Aviador é comemorado em 23 de outubro em homenagem a Alberto Santos Dumont, que, nessa data, em 1906, decolou a bordo do 14 Bis, no campo de Bagatelle, em Paris. Santos Dumont é considerado o pai da aviação e patrono da aeronáutica brasileira.
15/10/2012, 01h37 - ATUALIZADO EM 15/10/2012, 01h37
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00