Ausência dos eleitores abre debate sobre voto obrigatório — Rádio Senado

Ausência dos eleitores abre debate sobre voto obrigatório

LOC: A AUSÊNCIA DOS ELEITORES NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS LEVANTA A DISCUSSÃO SOBRE O VOTO OBRIGATÓRIO NO PAÍS.  

LOC: E ESSA É UMA QUESTÃO QUE DIVIDE OPINIÕES TAMBÉM NO SENADO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) Estavam aptos a votar no primeiro turno das eleições municipais deste ano, pouco mais de cento e trinta e oito milhões e quinhentos mil eleitores. Foram às urnas quase 116 milhões de pessoas e, destas, quase treze milhões anularam o voto ou votaram em branco. Isso significa que 25,75% dos eleitores brasileiros ou não foram às seções eleitorais ou deixaram de escolher candidatos. A abstenção recolocou em discussão a obrigatoriedade do voto no Brasil. Para o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, esse é mesmo um tema que merece ser melhor debatido. 

(Eduardo Braga) Porque creio que o direito do voto é um direito que você deve exercer, mas não por obrigação, mas sim por consciência cidadã. Portanto, sou daqueles que acredito que a democracia brasileira já alcança uma maturidade que nos permite neste momento acreditar que o voto facultativo, optativo do cidadão assegura a ele o direito da cidadania e dá a ele o direito de exercer essa cidadania na sua plenitude, na sua consciência. (Repórter) Mas, para o senador Aníbal Diniz, do PT do Acre, a obrigatoriedade deve ser mantida e cabe aos candidatos convencer o eleitor à exercer o direito do voto. 

(Aníbal Diniz) O voto não obrigatório poderia resultar em eleições pouco representativas. Acredito que, da forma como está sendo, apesar do que a gente teve em São Paulo, agora, a maior abstenção de todos os tempos, 29% dos votos, mas ainda assim acho que ainda é papel dos candidatos convencer os eleitores a se fazerem presentes. 

(Repórter) Na capital de São Paulo, como afirmou o senador Aníbal Diniz, a soma da abstenção com os votos brancos e nulos chegou a 28,90% do eleitorado.
11/10/2012, 04h03 - ATUALIZADO EM 11/10/2012, 04h03
Duração de áudio: 02:01
Ao vivo
00:0000:00