TSE aponta que 26 partidos comandarão as mais de 5 mil prefeituras do país — Rádio Senado

TSE aponta que 26 partidos comandarão as mais de 5 mil prefeituras do país

LOC: SEGUNDO A JUSTIÇA ELEITORAL, VINTE E SEIS PARTIDOS VÃO COMANDAR AS MAIS DE 5 MIL PREFEITURAS DO PAÍS. 

LOC: PMDB, PSDB E PT ELEGERAM O MAIOR NÚMERO DE PREFEITOS. O RECÉM CRIADO PSD ESTÁ EM QUARTO LUGAR. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: Apenas quatro partidos dos 30 registrados no Tribunal Superior Eleitoral não elegeram prefeitos nesse domingo. O PMDB é a legenda que vai comandar o maior número de prefeituras: 1.022. Em seguida estão o PSDB, com 701 prefeitos eleitos, e o PT com 632. Mas esse número pode aumentar já que esses partidos disputam o segundo turno das eleições em diversos municípios. O PSD, partido criado no ano passado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, está em quarto lugar no ranking de cidades conquistadas, num total de 490. Acima do PP, com 469; PSB, com 439; PDT, com 309; e PTB, com 292. O líder do PSD, senador Sérgio Petecão, do Acre, comemorou o bom desempenho do partido nesse domingo. Mas admitiu que o resultado positivo não se deve exatamente ao fato de o PSD ser uma legenda, mas aos próprios candidatos, que já eram políticos conhecidos do eleitorado. 

(Petecão) Lógico que não podemos tirar os méritos de algumas lideranças que vieram de outros partidos e trouxeram votos. Mas acho que a criação de um novo partido, a criação de uma nova proposta, isso cria uma expectativa positiva na população. Acho que em relação ao PSD, as pessoas estão dando um crédito.  

REP: O Democratas, que ficou em décimo lugar com a eleição de 274 prefeitos, foi um dos partidos que mais tiveram políticos filiados ao PSD. Na avaliação do presidente do DEM, senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, o crescimento do PSD nas eleições municipais comprova que o eleitor continua votando no candidato, e não no partido e em seu programa. 

(Agripino) É um defeito da estrutura partidária brasileira, em que as idéias dos partidos valem pouco. Só vai se mudar essa realidade com a diminuição do número de partidos políticos e com a consciência do eleitor de que é melhor votar nas idéias do partido do que na pregação individual de um candidato, que muitas vezes nem programático, ideológico o é. 

REP: A redução do número de partidos não fez parte da discussão da Reforma Política aprovada pela Comissão do Senado no ano passado.
09/10/2012, 01h50 - ATUALIZADO EM 09/10/2012, 01h50
Duração de áudio: 02:25
Ao vivo
00:0000:00