Vital do Rêgo quer audiência para discutir monopólio da saúde no DF — Rádio Senado

Vital do Rêgo quer audiência para discutir monopólio da saúde no DF

LOC: O CONSELHO ADMINISTRATIVO DE DEFESA ECONÔMICA, CADE, ÓRGÃO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, IMPEDIU A COMPRA DE HOSPITAIS PRIVADOS EM BRASÍLIA PELO GRUPO D’OR.

LOC: O SENADOR VITAL DO RÊGO, DO PMDB DA PARAÍBA, QUER DISCUTIR EM AUDIÊNCIA PÚBLICA O QUE DEFINE COMO "MONOPÓLIO DA SAÚDE NO DISTRITO FEDERAL". REPÓRTER NARA FERREIRA:

(REPÓRTER) O CADE e a rede D'OR assinaram na quinta-feira um acordo que congela a compra de sete hospitais e clínicas do Distrito Federal. Os hospitais pertencem ao Medgrupo, e se o negócio fosse concretizado, a Rede D'Or passaria a controlar mais da metade dos leitos médicos na capital do País. Responsável por analisar a fusão de empresas e garantir a livre concorrência, o CADE vetou a transação alegando alta concentração de hospitais nas mãos de uma única rede. O senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, que é médico, criticou o que chama de monopólio dos serviços hospitalares

(VITAL) Criminosa concentração econômica, nas mãos de uma rede hospitalar que está, simplesmente, adquirindo todos os leitos de Brasília, 90%, transformando os hospitais de Brasília em apenas um monopólio, um truste ou um cartel. (REP) Segundo Vital do Rego, o problema se repete em outros locais do Brasil:

(VITAL 2) Esta mesma Rede D’Or comprou, nos últimos 3 anos, 30 hospitais no País – através de um financiamento do Banco Pactual. E pergunto: como é que vieram esses recursos? De onde?

(REP) Para Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, é preciso acabar com o monopólio na saúde:

(CRISTOVAM) Eu defendi a possibilidade de empresas privadas terem sistema de saúde, desde que trabalhando para o interesse público. Agora, se a gente der monopólio, ai não tem jeito, porque ...ele vai cobrar os olhos da cara, vai manipular a licitação – é dono de tudo. Nós temos que dar um basta nisso.

(REP) Vital do Rego e Cristovam Buarque querem que a Comissão de Assuntos Econômicos debata o assunto.
27/09/2012, 12h38 - ATUALIZADO EM 27/09/2012, 12h38
Duração de áudio: 01:45
Ao vivo
00:0000:00