CCJ sabatina Teori Zavascki na próxima terça — Rádio Senado

CCJ sabatina Teori Zavascki na próxima terça

LOC: A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA VAI SABATINAR NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA O MINISTRO TEORI ZAVASCKI, INDICADO PARA O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. 

LOC: O NOME DEVE SER VOTADO EM SEGUIDA PELA CCJ E, SE APROVADO, PELO PLENÁRIO DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: Os senadores da Comissão de Constituição e Justiça vão sabatinar, em audiência pública, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Teori Zavascki. Indicado ao Supremo Tribunal Federal, ele deve assumir a vaga deixada por Cezar Peluso, que se aposentou em 31 de agosto, ao completar 70 anos. O senador Renan Calheiros, do PMDB de Alagoas, apresentou o relatório na semana passada e defendeu que o indicado tem todas as condições de ocupar uma das cadeiras do STF. Renan elogiou a trajetória acadêmica e profissional de Teori Zavascki, que está no STJ desde 2003, é doutor em direito, escritor e professor universitário, além de já ter atuado como advogado e juiz federal. Renan lembrou que o magistrado é reconhecido como um dos juízes mais técnicos do STJ, além de crítico da lentidão e do excesso de processos nos tribunais superiores. 

(Renan) Demonstra a clara preocupação com a letargia da Justiça brasileira que, apesar de todos os esforços, inclusive do Congresso Nacional / alcança níveis insuportáveis, decorrentes principalmente das ações repetitivas e dos recursos protelatórios, assim como de leis processuais ainda infelizmente anacrônicas. 

(REPÓRTER) Após a sabatina, a indicação deve ser analisada ainda na terça-feira pelos senadores da Comissão de Constituição e Justiça, em votação secreta. Se aprovado, o nome deve ser examinado pelo plenário até quarta-feira, quando termina a última semana de esforço concentrado do Senado Federal antes das eleições municipais.
20/09/2012, 01h18 - ATUALIZADO EM 20/09/2012, 01h18
Duração de áudio: 01:49
Ao vivo
00:0000:00