Criação da Embrapa do Mar divide opiniões na Comissão de Direitos Humanos — Rádio Senado

Criação da Embrapa do Mar divide opiniões na Comissão de Direitos Humanos

LOC: A CRIAÇÃO DA EMBRAPA DO MAR DIVIDE OPINIÕES NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS.
 
LOC: PROPOSTA FOI DISCUTIDA NO SENADO COM POLÍTICOS E ESPECIALISTAS. CONFIRA MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) O senador Pedro Simon, do PMDB do Rio Grande do Sul, propôs a criação do INPO, o Instituto Nacional de Pesquisas no Oceano, que teria como missão desenvolver pesquisas científicas em toda a extensa costa marítima do Brasil. O assunto foi discutido na Comissão de Direitos Humanos com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, numa Audiência que contou também com a presença de cientistas e acadêmicos. Todos concordaram com a criação do novo órgão, mas alertaram que tanto a estrutura quanto o modelo de ação ainda precisam ser muito mais discutidos no meio científico e no Congresso Nacional. O próprio ministro Marco Antonio Raupp entende que a participação do Governo também é fundamental, pois, no seu entender, poderá articular o desenvolvimento científico com a proteção ao meio ambiente, o aumento da renda da população e a inclusão social. Diante deste quadro, o presidente da Comissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, afirma que vai tentar articular com as outras Comissões do Congresso o aprofundamento deste tema.
 
(Paulo Paim) É unanimidade que todos querem o Instituto Nacional de Pesquisas sobre os Oceanos. Claro que vai ser aprofundado o debate, e nós tentaremos junto com outras Comissões trabalhar também na questão do Orçamento.
 
(Repórter) Simon também defende que a sede deste novo Instituto seja em Porto Alegre. Mas esta proposta não contou com o apoio dos representantes do Ministério da Educação e do meio acadêmico presentes, que defenderam que, assim como a Embrapa, o INPO tenha centros de pesquisa espalhados por todo o território brasileiro.
14/09/2012, 05h02 - ATUALIZADO EM 14/09/2012, 05h02
Duração de áudio: 01:35
Ao vivo
00:0000:00