Liberação de recursos para obras que não atualizarem portal pode ser suspensa — Rádio Senado

Liberação de recursos para obras que não atualizarem portal pode ser suspensa

LOC: OS BANCOS PÚBLICOS PODERÃO SUSPENDER A LIBERAÇÃO DE DINHEIRO A OBRAS DA COPA QUE NÃO ESTÃO REPASSANDO INFORMAÇÕES AO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DO SENADO.

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE ESTÁ COBRANDO PROVIDÊNCIAS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS RESPONSÁVEIS POR ESSAS OBRAS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA:

TÉC: www.copatransparente.gov.br. Esse é o portal de acompanhamento de gastos da Copa do Mundo de 2014. Mantido pelo Senado, o portal deveria receber informações atualizadas sobre o dinheiro público investido nas obras do Mundial. Deveria. A Agência Nacional de Aviação Civil, Anac, e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit, não estão alimentando a página com informações em tempo real sobre o processo de concessão de aeroportos e os investimentos no Terminal Portuário de Manaus. É o que aponta um relatório do Tribunal de Contas da União encaminhado à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle. O presidente da CMA, senador Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, alertou que bancos públicos, como o BNDES e a Caixa Econômica, não podem liberar dinheiro para essas obras enquanto os dados não estiverem no portal "Copa Transparente". Ele também anunciou uma série de providências.

(ROLLEMBERG) Eu já designei o senador Pedro Taques como relator dessa matéria, já oficiei ao BNDES e à Caixa Federal alertando a proibição de repasse de recursos para órgãos que não estejam cumprindo as determinações do tribunal, bem como também àquelas instituições, Anac e o Dnit.

(REPÓRTER) A própria Caixa Econômica foi alvo de críticas no relatório do Tribunal de Contas da União. Treze contratos de financiamento do banco a obras do Mundial não têm cláusulas que vinculem a liberação de dinheiro à divulgação das informações no portal “Copa Transparente”.
06/09/2012, 01h08 - ATUALIZADO EM 06/09/2012, 01h08
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00