Senadores comemoram alta do PIB no segundo trimestre do ano — Rádio Senado

Senadores comemoram alta do PIB no segundo trimestre do ano

LOC: SENADORES COMEMORAM A RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA. SEGUNDO O IBGE, O PAÍS REGISTROU UMA ALTA DE 0,4% NO SEGUNDO TRIMESTRE DO ANO.  

LOC: A OPOSIÇÃO COBRA MEDIDAS QUE GARANTAM UM BOM DESEMPENHO DO PIB EM 2013. PARLAMENTARES GOVERNISTAS MANTÊM A PREVISÃO DE 4,5% NO ANO QUE VEM. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN.  

TÉC: De acordo com o IBGE, o país registrou um crescimento econômico de 0,4% no segundo trimestre, num total de R$ 1 trilhão e 100 bilhões. No acumulado do ano, o Produto Interno Bruto, o PIB, que é a soma de todas as riquezas do país, soma 0,6%. A agropecuária foi o setor que mais cresceu no período de abril a junho deste ano, com uma taxa de 4,9%, seguida do setor de serviços. Já a indústria registrou queda de 2,5%. Ao comentar os dados, o senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, destacou que o resultado reflete a recuperação da economia do país. Ele acredita que medidas adotadas pelo Ministério da Fazenda, como a redução do Imposto de Produtos Industrializados, o IPI, justificam o bom desempenho do segundo trimestre. Relator do Orçamento Geral da União de 2013, Romero Jucá vai manter a previsão de crescimento econômico, apesar do acumulado de 0,6% neste ano. 

(Jucá) O governo tem feito sua parte, agora mesmo renovou as isenções de impostos. Vamos continuar trabalhando no sentido de esperar que, no segundo semestre, a economia se aqueça e o PIB cresça mais ainda e possamos retomar a linha de crescimento que tínhamos anteriormente. Para a previsão do Orçamento de 2013, estamos com o crescimento do PIB de 4,5%, vamos trabalhar para que isso possa ocorrer. 

REP: O senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, avalia como positivo o resultado da taxa de crescimento do primeiro trimestre. Mas, na avaliação dele, o PIB deste ano não vai alcançar mais do que 2%, índice menor do que o previsto pelo governo. 

(Cyro) Mesmo com esse crescimento, vamos ficar com um PIB abaixo de 1,7%. Mas é necessário, para que tenhamos uma recuperação maior, uma medida de planejamento a longo prazo que o governo está exercendo agora. O que planejarmos agora será muito importante para 2013. 

REP: Ainda segundo o IBGE, o consumo das famílias aumentou 0,6% no segundo trimestre, enquanto as exportações registraram uma queda de 3,9%, consequência da crise financeira internacional.
31/08/2012, 01h40 - ATUALIZADO EM 31/08/2012, 01h40
Duração de áudio: 02:19
Ao vivo
00:0000:00