CPI do Cachoeira estuda mudar rumos de investigações — Rádio Senado

CPI do Cachoeira estuda mudar rumos de investigações

LOC: A COMISSÃO DO NOVO CÓDIGO PENAL PROMOVEU NA SEMANA A PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PROJETO E DISCUTIU TEMAS POLÊMICOS, COMO O ABORTO. 

LOC: JÁ A CPI DO CACHOEIRA ESTUDA MUDAR O RUMO DAS INVESTIGAÇÕES DEPOIS DE OUVIR O DEPOIMENTO DE UMA COMERCIANTE QUE NEGOU SER DONA DE EMPRESAS QUE RECEBERAM DINHEIRO DA CONSTRUTORA DELTA. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER) A CPI Mista que investiga as relações entre agentes públicos e o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, já recebeu vários depoentes que, munidos de habeas corpus, se negaram a responder às perguntas de senadores e deputados. Foi assim com dois dos convocados na semana: o ex-presidente do Detran de Goiás Edivaldo de Paula e Hillner Braga, que trabalhou como segurança para o ex-senador Demóstenes Torres. Mas a comerciante Roseli Pantoja foi à CPI sem advogado nem habeas corpus e respondeu a todas as perguntas. Ela afirmou que não é dona das empresas que receberam mais de seis milhões e meio de reais da construtora Delta. Para o senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, o depoimento de Roseli vai levar a CPI a focar as investigações na Delta. O dono da empresa, Fernando Cavendish, deve ser ouvido pela comissão no dia 29. 

(TAQUES) Uma empresa que recebe cinco bilhões de reais da União federal e deposita na conta de pessoas jurídicas que não existem, isso mostra que a Delta tem relações umbilicais com a organização criminosa. Se vivêssemos em um país sério, o dono da Delta já estaria preso. 

(REPÓRTER) Relator do projeto do Novo Código Penal, Pedro Taques também participou da primeira audiência pública da Comissão Temporária que analisa a matéria. Os senadores ouviram três integrantes da comissão de juristas que preparou o texto-base do projeto. Um deles foi Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça. Ele disse que os juristas não evitaram tratar de temas polêmicos. 

(DIPP) Enfrentamos, sim, a questão do aborto. Aborto continua crime. Apenas ampliamos a possibilidade do chamad aborto legal. Questões polêmicas? Claro! Mas que devem ser discutidas por uma sociedade democrática. 

(REPÓRTER) A população pode enviar sugestões e comentários sobre o projeto do novo Código Penal, como destacou o presidente da Comissão Temporária, senador Eunício Oliveira, do PMDB do Ceará. 

(EUNÍCIO) O telefone disponibilizado é o 0800612211, e o site é www.senado.gov.br/alosenado. E ainda pelo twitter @alosenado. 

(REPÓRTER) A Comissão Temporária deve votar o projeto até o dia cinco de outubro e encaminhá-lo para a Comissão de Constituição e Justiça.
17/08/2012, 12h22 - ATUALIZADO EM 17/08/2012, 12h22
Duração de áudio: 02:34
Ao vivo
00:0000:00