Senado aprovou 32 matérias no primeiro esforço concentrado — Rádio Senado

Senado aprovou 32 matérias no primeiro esforço concentrado

LOC: O SENADO APROVOU 32 PROPOSTAS NO PRIMEIRO ESFORÇO CONCENTRADO ANTES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. 

LOC: ENTRE ELAS, TRÊS EMENDAS À CONSTITUIÇÃO E O PROJETO QUE ESTABELECE COTAS NAS UNIVERSIDADES E ESCOLAS TÉCNICAS FEDERAIS. REPÓRTER LARISSA BORTONI. 

(Repórter) Na lista de propostas votadas, duas emendas à constituição receberam aprovação final e por isso seguiram para exame na Câmara dos Deputados. São as chamadas PEC dos jornalistas, que vincula o exercício da profissão ao diploma de curso superior em Jornalismo e a PEC da Defensoria Pública, que determina a autonomia administrativa, financeira e orçamentária da Defensoria Pública da União e do Distrito Federal. O senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, ressaltou que foram aprovadas também duas medidas provisórias que tratam do Programa Brasil Maior. Uma delas, traz benefícios para a região nordeste. 

(Inácio Arruda) ampliando o papel do Banco do Nordeste, o reforço ao Banco do Nordeste. Isso tem grande significado e impacto na nossa Região, no Estado do Ceará e em todo o Nordeste. 

(Repórter) Já o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, destacou o projeto que cria o regime de cotas nas universidades e escolas técnicas federais. 

(Paulo Paim) 90% da juventude brasileira estudam em escolas públicas. Se eles estudam em escolas públicas, por que eles não podem ir para a universidade pública federal? Eu diria que a ampla maioria está na escola pública porque não pode pagar uma escola particular. Então, é mais do que legítimo que os alunos que estão na escola pública tenham o direito a cursar a universidade pública federal. 

(Repórter) Ainda no esforço concentrado, os senadores foram favoráveis à proposta que estabelece aposentadoria especial para os garçons.
09/08/2012, 06h43 - ATUALIZADO EM 09/08/2012, 06h43
Duração de áudio: 01:38
Ao vivo
00:0000:00