Membros do Conselho de Comunicação do Congresso tomam posse — Rádio Senado

Membros do Conselho de Comunicação do Congresso tomam posse

LOC: TOMOU POSSE NESTA QUARTA-FEIRA A NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO CONGRESSO NACIONAL.  

LOC: SÃO 13 INTEGRANTES TITULARES E 13 SUPLENTES. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE.  

(Repórter) A composição do Conselho inclui representantes dos veículos de comunicação, um engenheiro com conhecimento de comunicação social, representantes de jornalistas, radialistas, artistas e profissionais de cinema e vídeo e cinco representantes da sociedade civil. O presidente do Congresso Nacional, Senador José Sarney, lembrou a importância dos meios de comunicação para a sociedade brasileira: 

(José Sarney) A imprensa e os meios de comunicação tem um alcance que vai muito além da sua dimensão mensurável, pois influem diretamente na formação da sociedade. E especialmente da nossa juventude, do nosso futuro. 

(Repórter) Logo após a posse dos novos conselheiros, aconteceu a eleição para a direção do órgão. Foi eleito para a presidência, por aclamação, Dom Orani João Tempesta, atual arcebispo do Rio de Janeiro. A vice presidência será de Fernando César Mesquita, secretário de Comunicação do Senado Federal. Dom Orani falou sobre os primeiros desafios dos conselheiros: 

(Dom Orani) Primeira reunião nós teremos que tratar sobre os projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Depois verificar se estão dispostos a fazer comissões especializadas em alguns assuntos para depois começar a colocar as prioridades 

(Repórter) O colegiado vai se reunir mensalmente. A primeira audiência está marcada para 03 de setembro.  

LOC: O PRESIDENTE DO CONGRESSO, SENADOR JOSÉ SARNEY, DESTACOU AINDA QUE É MISSÃO DO CONSELHO ZELAR PELA LIBERDADE DE IMPRENSA. 

LOC: ELE APONTOU QUE A MÍDIA BRASILEIRA JÁ SOFREU MUITAS VEZES COM A CENSURA, E QUE O CONGRESSO NACIONAL ERA O ESPAÇO PARA DENÚNCIA DESSA PRÁTICA. 

LOC: SARNEY LEMBROU QUE DURANTE A DÉCADA DE 70, EM PLENA DITADURA MILITAR, SENADORES E DEPUTADOS SUBIAM A TRIBUNA PARA DENUNCIAR A CENSURA EM JORNAIS COMO O ESTADO DE SÃO PAULO E O JORNAL DO BRASIL.
08/08/2012, 07h58 - ATUALIZADO EM 08/08/2012, 07h58
Duração de áudio: 01:20
Ao vivo
00:0000:00