Proposta orçamentária deve chegar ao Congresso até o fim de agosto — Rádio Senado

Proposta orçamentária deve chegar ao Congresso até o fim de agosto

LOC: A PROPOSTA ORÇAMENTARIA DA UNIÃO PARA O ANO QUE VEM DEVE CHEGAR AO CONGRESSO ATÉ O FINAL DE AGOSTO. 

LOC: O PROJETO DEVERÁ SEGUIR O ESTABELECIDO PELA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS, APROVADA EM JULHO. REPÓRTER LARISSA BORTONI.  

(Repórter) A Constituição determina que até o dia 31 de agosto de cada ano o governo federal encaminhe ao Congresso o projeto de lei do orçamento. Junto à proposta vem uma mensagem presidencial com o diagnóstico da situação econômica, bem como as expectativas para o ano seguinte. O projeto do orçamento é feito com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Aprovada em julho, a LDO estabelece que o salário mínimo, em 2013, será de seiscentos e sessenta e sete reais e setenta e cinco centavos e os investimentos nas obras do PAC chegarão a cerca de 45 bilhões de reais. Além disso, a lei prevê que o governo vai economizar 155 bilhões de reais para o pagamento de dívidas. O líder do governo no Senado, o senador Eduardo Braga, do PMDB do Amazonas, acredita que será possível manter essa previsão do superávit primário. 

(Eduardo Braga) porque quando nós aprovamos a LDO o cenário já estava bastante próximo do que nós estamos vivendo neste momento. Os números internos que o governo já vinha trabalhando eram bastante próximos do que nós estamos vivendo. Agora, nós não podemos esquecer, que todos os economistas e todos os analistas e todos os economistas começam a dizer que nos próximos 12 ou 18 meses o crescimento brasileiro vai efetivamente ser acelerado novamente. 

(Repórter) Assim que chegar Congresso, o projeto do orçamento será analisado pela Comissão Mista de Orçamento. Lá, deputados e senadores vão elaborar uma proposta final a ser votada pelo Congresso.
02/08/2012, 06h45 - ATUALIZADO EM 02/08/2012, 06h45
Duração de áudio: 01:37
Ao vivo
00:0000:00