CAE analisará venda de remédios a preço de custo para aposentados — Rádio Senado

CAE analisará venda de remédios a preço de custo para aposentados

LOC: A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VAI ANALISAR PROJETO QUE PERMITE A VENDA DE MEDICAMENTOS A PREÇO DE CUSTO PARA APOSENTADOS PELO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.  

LOC: DE ACORDO COM A PROPOSTA, A DIFERENÇA ENTRE O PREÇO DA VENDA E O DE MERCADO DEVE SER LANÇADA COMO DESPESA OPERACIONAL DAS FARMÁCIAS E DROGARIAS. A MEDIDA REDUZ A CARGA TRIBUTÁRIA E IMPULSIONA A VENDA A PREÇO DE CUSTO. REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER): Segundo o projeto, a venda a preço de custo deve ser permitida desde que o cliente comprove a condição de aposentado pelo regime geral da previdência social, ser portador de doença crônica grave, consumidor contínuo do medicamento que pretende adquirir e usuário do sistema único de saúde. A lista de medicamentos que poderão ser vendidos será definida pelo Ministério da Saúde, segundo critérios técnicos que considerem a prevalência de doenças na população de idosos. O senador licenciado, Marcelo Crivella, autor do projeto, argumentou que o fato de a maioria das farmácias e drogarias conceder descontos de rotina, e manter programas de fidelização de clientes, mostra que o preço dos medicamentos no comércio varejista pode ser reduzido sem grandes perdas financeiras para as empresas. Segundo ele, noventa por cento dos aposentados pelo regime geral da previdência recebem menos que dois salários mínimos e quando têm doenças crônicas que exigem o uso continuado de medicamentos caros, não suportam o preço. Segundo pesquisa do DataSenado, 95,4% dos entrevistados apoiam a proposta.O senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, que é médico, destaca a necessidade de ampliar o acesso a medicamentos no país 

(MOZARILDO) a constituição diz que a saúde é um direito do cidadão e um dever do estado, um dever dos governos, começando pelo governo federal, pelos governos estaduais e dos municípios 

(REP) O projeto já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos. Vai ser examinado agora na Comissão de Assuntos Econômicos, onde tem parecer favorável da relatora, senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas. Depois, o texto segue para a Comissão de Assuntos Sociais, de onde poderá ser encaminhado para a Câmara dos Deputados.
25/07/2012, 01h04 - ATUALIZADO EM 25/07/2012, 01h04
Duração de áudio: 01:57
Ao vivo
00:0000:00