Secretária Geral da Mesa faz balanço das atividades do Senado em junho — Rádio Senado

Secretária Geral da Mesa faz balanço das atividades do Senado em junho

LOC: ALÉM DA APROVAÇÃO DE DIVERSOS PROJETOS, UM DESTAQUE DO SENADO NO MÊS DE JUNHO FOI A PARTICIPAÇÃO DOS SENADORES NA RIO +20.
 
LOC: A SECRETÁRIA GERAL DA MESA DO SENADO, CLÁUDIA LYRA, FEZ UM BALANÇO DAS ATIVIDADES DA CASA NESTE MÊS. E A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE. 

(Repórter) Foram 54 reuniões de comissões com 157 projetos analisados, sendo que destes, 119 foram aprovados de forma terminativa, sem a necessidade de passar por votação no Plenário do Senado. Para a Secretária Geral da Mesa do Senado, Cláudia Lyra, esses números apontam um grande volume de trabalho dos senadores, mas ela lembra que mais que os números, o Senado vem aprovando propostas que de fato promovem mudanças significativas na vida dos cidadãos. Um dos projetos, como lembra Cláudia Lyra, cria cotas para estudantes de escolas públicas em instituições federais de ensino.
 
(Cláudia Lyra) Uma matéria que também trouxe um trabalho intenso dos senadores, e da sociedade que está interessada e do cidadão que está interessado. Um benefício para aqueles que nessa situação, que vieram do ensino público. Isso é cidadania. Isso é construção da democracia. A democracia não é um produto acabado, ela vai se construindo nesses trabalhos legislativos.

(Repórter)  No Plenário, os senadores aprovaram um projeto que aumenta o combate ao crime de lavagem de dinheiro, a consolidação da legislação sanitária, vegetal e animal e a proposta que dá valor jurídico legal para documentos digitalizados. Cláudia Lyra destaca a ativa participação dos senadores na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22 de junho.
 
(Cláudia Lyra) Em questão do meio ambiente, tivemos um trabalho intenso nas comissões em preparação a Rio + 20 e também no mês de junho houve a realização da Rio + 20 com envolvimento de várias comissões do Senado lá no Rio de Janeiro.
 
(Repórter) Ainda no mês de junho os senadores aprovaram a indicação de autoridades para diversos órgãos, como o Conselho Nacional de Justiça, Tribunais, Banco Central e para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE.

03/07/2012, 05h40 - ATUALIZADO EM 03/07/2012, 05h40
Duração de áudio: 01:52
Ao vivo
00:0000:00