CPI está em Curitiba para apurar a Violência contra a Mulher no Paraná — Rádio Senado

CPI está em Curitiba para apurar a Violência contra a Mulher no Paraná

LOC: A CPI MISTA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER ESTÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA EM CURITIBA PARA APURAR A SITUAÇÃO DESSE TIPO DE CRIME NO PARANÁ. 

LOC: PELA MANHÃ OS PARLAMENTARES DA COMISSÃO FORAM RECEBIDOS, NO PALÁCIO IGUAÇU, PELO GOVERNADOR EM EXERCÍCIO DO PARANÁ, FLÁVIO ARNS. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI: 

(REPÓRTER): As atividades da comissão parlamentar de inquérito em Curitiba começaram ainda na noite deste domingo, quando os integrantes da CPI se reuniram, na sede da OAB, com movimentos sociais ligados à causa das mulheres. O objetivo foi colher as demandas e reivindicações desses movimentos para reduzir os índices de violência no estado. O Paraná é a unidade da federação com o terceiro maior número de mulheres assassinadas no país, atrás apenas do Espírito Santo e de Alagoas. Na reunião desta segunda-feira com o governador em exercício Flávio Arns, os senadores e deputados pediram o empenho do Executivo local para reduzir esses índices. Flávio Arns, que é ex-senador, garantiu que o governo paranaense está atuando de modo firme para reverter esse cenário. 

(FLÁVIO ARNS) No Paraná, nos estamos determinados a fazer isso num trabalho articulado de todas as secretarias, segurança, saúde, família, justiça, educação, e com a sociedade também, pq sozinhos, os resultados nunca são bons. 

(REPÓRTER) A relatora da CPI mista, senadora Ana Rita, do PT do Espírito Santo, afirmou que é preciso uma maior integração das diversas instituições do poder público para enfrentar a questão. 

(ANA RITA) enfrentar a violência contra a mulher é preciso que haja um trabalho integrado entre todos os Poderes. É o poder executivo, todo o sistema judiciário, a defensoria pública, o ministério público tem que funcionar de forma integrada e articulada. 

(REPÓRTER) Também presente à reunião, o senador Sérgio Souza, do PMDB paranaense, disse que a terceira colocação em número de mulheres assassinadas no país é uma realidade com a qual o estado não pode conviver. 

(SERGIO SOUZA) é ume stado líder na produção agropecuária, é um estado punjante, é um estado de culturas européias, da sua colonização sulista, um pouco paulista, mas muita colonização sulista, de repente vc ver um dado desse é realmente frustrante, mas é a relaidade. 

(REPÓRTER) O Paraná é o sétimo estado visitado pela CPI mista da violência contra a mulher. A comissão parlamentar de inquérito foi instalada em fevereiro deste ano, com prazo de 180 dias para concluir seu trabalho. Mas a senadora Ana Rita já adiantou que vai pedir a prorrogação desse prazo. O objetivo da CPI é fazer um diagnóstico e elaborar propostas para um combate mais efetivo da violência contra a mulher no país.
25/06/2012, 01h02 - ATUALIZADO EM 25/06/2012, 01h02
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00