CCJ aprova indicação do ministro Francisco Falcão para o CNJ — Rádio Senado

CCJ aprova indicação do ministro Francisco Falcão para o CNJ

A COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA APROVOU A INDICAÇÃO DO MINISTRO FRANCISCO CÂNDIDO DE MELO FALCÃO PARA O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. 

PARA VALER, A DESIGNAÇÃO DEPENDE APENAS DO AVAL DO PLENÁRIO DO SENADO, COMO INFORMA O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI: 

(Repórter) O ministro Francisco Falcão tem 60 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Ele já foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e do Tribunal Regional Federal da Quinta Região. Francisco Falcão é ministro do Superior Tribunal de Justiça desde 1999, onde foi Corregedor Geral de Justiça no biênio 2010-2011. Ele considera um desafio assumir agora o posto de conselheiro do CNJ: 

(Francisco Falcão): Estou prestes a exercer um dos mais importantes cargos do Judiciário Brasileiro. É uma investidura que de um lado enriquece sobremodo a minha trajetória funcional, mas em contrapartida, de outro, representa um enorme desafio e impõe gravíssimas responsabilidades. 

(Repórter) O relator da indicação, senador Vital do Rego, do PMDB da Paraíba, elogiou a atuação do ministro Francisco Falcão: 

(Vital do Rêgo) Um dos mais eficientes magistrados da Justiça Brasileira. Chegou ao STJ em 99 e nesses últimos 13 anis tem sido recordista em termos de aplicação de sentença, em termos de aplicação jurisdicional, marcada pela eficiência, pela austeridade, pelas medidas de natureza preventiva e por fazer da magistratura nacional digna de todos os brasileiros. 

(Repórter) Francisco Falcão vai integrar Conselho Nacional de Justiça, que começou a funcionar em 2005, com a função de fiscalizar a atuação dos juízes e dar transparência administrativa e processual aos tribunais de todo o país.
13/06/2012, 05h14 - ATUALIZADO EM 13/06/2012, 05h14
Duração de áudio: 01:43
Ao vivo
00:0000:00