Comissão debate repasse de verbas da Caixa Econômica aos municípios — Rádio Senado

Comissão debate repasse de verbas da Caixa Econômica aos municípios

LOC: AS CIDADES BRASILEIRAS NÃO CONSEGUEM RECEBER OS RECURSOS DO ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO POR FALTA DE PROJETOS E PESSOAL ESPECIALIZADO NA EXECUÇÃO DAS OBRAS. 

LOC: O REPASSE DE VERBAS AOS MUNICÍPIOS PELA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL FOI O TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA DA COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: 

(REPÓRTER) Na audiência dos parlamentares da Comissão Mista de Orçamento com representantes da Caixa Econômica Federal, os deputados perguntaram sobre a baixa velocidade da liberação de recursos aos municípios. O deputado Felipe Maia, do Democratas do Rio Grande do Norte, que propôs a audiência pública, indagou se o número de engenheiros da Caixa seria necessário para a análise rápida das propostas: 

(Felipe Maia) A Caixa Econômica Federal conta com 5.292 funcionários distribuídos entre engenheiros, arquitetos e técnicos sociais. Eu preciso perguntar aos representantes da Caixa, aonde estão concentrados esses técnicos. Quais são as tarefas que eles estão cumprindo? 

(REPÓRTER) O Superintendente Nacional de Assistência Técnica e Desenvolvimento Sustentável da Caixa, José Carlos Medaglia, apontou que o número de profissionais da Caixa ainda é limitado e que os projetos apresentados pelos municípios são cheios de falhas. Para tentar diminuir essas dificuldades, ele lembrou que a instituição já está com um projeto piloto em dez cidades brasileiras, o "Representante CAIXA": 

(José Carlos Medaglia) Um empregado da Caixa prestando assistência técnica no ambiente da prefeitura, ajudando a preparar material antes que eles sejam encaminhados para a Caixa. Nós estamos apostando em qualificar esse processo para que os projetos não cheguem de maneira tão desestruturada e os documentos não cheguem sem revisão na Caixa.

(REPÓRTER) Medaglia lembrou que, de acordo com pesquisa do CONFEA, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, oitenta por cento dos municípios brasileiros não contam com engenheiros ou arquitetos em seus quadros efetivos, o que prejudica a elaboração de propostas.
16/05/2012, 05h45 - ATUALIZADO EM 16/05/2012, 05h45
Duração de áudio: 01:39
Ao vivo
00:0000:00