Senadores divergem sobre programa lançado pelo governo federal — Rádio Senado

Senadores divergem sobre programa lançado pelo governo federal

LOC: O LANÇAMENTO DO PROGRAMA “BRASIL CARINHOSO”, PELO GOVERNO FEDERAL, FOI RECEBIDO DE MODO DIVERGENTE POR SENADORES DA OPOSIÇÃO E DA BASE ALIADA. 

LOC: O PROGRAMA VAI GARANTIR UMA RENDA MENSAL DE 70 REAIS POR PESSOA, PARA AS FAMÍLIAS POBRES QUE TENHAM CRIANÇAS DE ATÉ SEIS ANOS DE IDADE. REPÓRTER CELSO CAVALCANTI: 

(Repórter) Lançado pela presidente da República nesta segunda-feira, o programa Brasil Carinhoso tem como objetivo tirar da miséria crianças de até 6 anos, cuja renda familiar per capita seja menor que 70 reais por mês. Segundo Dilma Roussef, a iniciativa vai ajudar o país a superar a pobreza absoluta na primeira infância. A medida foi elogiada pelo senador Jorge Viana, do PT do Acre. 

(Jorge Viana) A presidente Dilma deu um presente para todas as mães do Brasil, porque ela estendeu a mão para 2 milhões de famílias que não têm as condições necessárias para dar a devida acolhida para os filhos. Estou certo que é o melhor programa social: cuidar das mães e das crianças. 

(Repórter) Já o senador Cyro Miranda, do PSDB de Goiás, criticou a estratégia de distribuição de renda do governo federal. 

(Cyro Miranda) Não, eu acho que não é isso que vai resolver o problema da pobreza, talvez você estimule, se você não criar uma porta de saída eu acho que o grande pecado de boa parte dos programas é não ter uma porta de saída, para que a pessoa não se acostume com aquilo e depois ela vai reunindo uma renda satisfatória e não queira mais ir para o mercado de trabalho. 

(Repórter) O senador Cristovam Buarque, do PDT do Distrito Federal, elogiou o lançamento do Brasil Carinhoso, mas considera que outros segmentos da população também deveriam ser atendidos. 

(Cristovam Buarque) Não basta o carinho às crianças, embora eu ache que seja o mais importante. Nós precisamos de outros carinhos, inclusive um carinho muito especial com 14 milhões de adultos analfabetos que esse país tem, a ainda não tem um programa avançado, radical de erradicação do analfabetismo. É preciso ser carinhoso também com os muitos milhões de aposentados, com os 2 milhões de professores da rede pública. A presidente ainda tem tempo de fazer esse gesto carinhoso. 

(Repórter) Além do reforço da renda familiar, o programa Brasil Carinhoso terá foco no acesso à creche e também na ampliação da cobertura de saúde para as crianças.
15/05/2012, 07h18 - ATUALIZADO EM 15/05/2012, 07h18
Duração de áudio: 01:53
Ao vivo
00:0000:00