Comissão vai entregar a ministro resumo das audiências já realizadas — Rádio Senado

Comissão vai entregar a ministro resumo das audiências já realizadas

LOC: NESTA QUARTA-FEIRA O SENADOR VICENTINHO ALVES VAI ENTREGAR AO MINISTRO CHEFE DA SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL, WAGNER BITTENCOURT, UM RESUMO DAS SEIS AUDIÊNCIAS JÁ REALIZADAS PELA SUBCOMISSÃO DA AVIAÇÃO CIVIL.

LOC: OS SENADORES RECEBERAM NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DESTA TERÇA-FEIRA REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS À AVIAÇÃO CIVIL E OUVIRAM RECLAMAÇÕES, COMO INFORMA O REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) O Brasil não forma gestores para atuar na aviação, não fiscaliza bem o setor, cobra o combustível mais caro do mundo e não segue regras estabelecidas em tratados internacionais. Essas são algumas das reclamações ouvidas pelos senadores na audiência pública da subcomissão de aviação civil desta terça-feira. A falta de cobertura na malha aérea nacional também foi destacada pelos convidados. De acordo com o Secretário da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte, Antonio Rodrigues Fritz, no Brasil há muitas companhias competindo em regiões lucrativas e faltam operadores nas localidades menos rentáveis, o que, na opinião dele, deve ser atacado pelo governo. A falta de infraestrutura também voltou a ser comentada. O ex-secretário geral da Organização Internacional da Aviação Civil, brigadeiro do ar Renato Cláudio Pereira lembrou que nenhum aeroporto brasileiro tem pista para receber o Airbus A-380, um avião construído há mais de dez anos e que carrega até 800 passageiros. Já o diretor da Iata, a Associação Internacional de Transportes Aéreos, Carlos Ebner, criticou a insegurança causada pela adoção, no Brasil, do Código de Defesa do Consumidor no lugar dos tratados internacionais sobre o transporte. Segundo ele, em caso de extravio de bagagem, por exemplo, as empresas aéreas acabam, muitas vezes, sendo obrigadas a pagar indenizações acima do previsto em outros países. As observações feitas pelas entidades poderão fazer parte do conjunto de propostas que a subcomissão vai apresentar ao Senado e ao Governo em outubro, como projeta o presidente da subcomissão, senador Vicentinho Alves, do PR de Tocantins: 

(Vicentinho Alves) Vamos procurar, ao final desta subcomissão, depois de esmiuçarmos, ouvirmos todos os segmentos, de forma bastante técnica, vamos em conjunto com senadores, relator, consultores, procurar apresentar o melhor planejamento e as legislações dentro desses planejamentos. 

(REPÓRTER) Vicentinho Alves disse ainda que as mudanças podem começar antes disso, uma vez que ainda nesta semana o ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil vai receber um conjunto preliminar de sugestões.
15/05/2012, 07h06 - ATUALIZADO EM 15/05/2012, 07h06
Duração de áudio: 02:23
Ao vivo
00:0000:00