Sarney diz que CPI mista do Cachoeira deve manter rigor nas investigações — Rádio Senado

Sarney diz que CPI mista do Cachoeira deve manter rigor nas investigações

LOC: O PRESIDENTE DO SENADO AFIRMOU QUE A CPI MISTA DO CACHOEIRA DEVE MANTER RIGOR NAS INVESTIGAÇÕES DO ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DO CONTRAVENTOR.  

LOC: E O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA RESSALTOU QUE ATÉ AGORA OS TRABALHOS DA COMISSÃO NÃO COMPROMETERAM AS VOTAÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

TÉC: Após um mês de licença médica, o presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, avaliou como positivos os trabalhos da CPI Mista do Cachoeira. Ele ressaltou que nessas três semanas, o Congresso Nacional não paralisou suas atividades. No caso do Senado, Sarney citou a votação da Lei Geral da Copa e do projeto que cria a alíquota única do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, para produtos importados. O presidente do Senado avalia que, apesar das polêmicas, a CPI não vai comprometer a pauta do Legislativo. 

(Sarney) O problema da CPI não tem nada que interferir nos nossos trabalhos. A CPI está prevista na Constituição, tem autonomia e tem vida própria e não interfere em nenhuma maneira nos trabalhos da Casa. E deve manter essa linha, sempre com maior rigor procurando apurar e de toda maneira coibir esses abusos detectados. 

REP: O vice-presidente da República, Michel Temer, disse que não é surpresa o fato de a CPI não ter interferido nas votações do Congresso Nacional. 

(Temer) O governo não entrou nesta questão da CPI. Nem patrocinou nem pleiteou, deixou por conta do Congresso Nacional. Isso não vai atrapalhar naturalmente as votações, especialmente as votações de interesse do governo. Não vejo nenhum embaraço nenhuma dificuldade entre a CPI, que é uma atividade normal do Congresso, e a outra atividade normal do Congresso que é legislar. 

REP: O vice-líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, lembrou que o Congresso Nacional sempre conciliou o trabalho de uma CPI com as votações. 

(Jucá) É uma CPI polêmica, gera muitos debates. Mas o Congresso está acostumado a ter CPI e a continuar a votar. Temos que votar as matérias que estão previstas. Aqui no Senado a votação está em dia. Temos votado muitas matérias. A CPI vai seguir o seu rumo e vamos aprovar as matérias importantes. 

REP: Entre as prioridades do Senado até julho estão o projeto que muda a cobrança de ICMS no comércio eletrônico; e a proposta que modifica o indexador das dívidas dos Estados.
14/05/2012, 01h25 - ATUALIZADO EM 14/05/2012, 01h25
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00