Subcomissão vai adiantar análise de PEC que está para ser votada na Câmara — Rádio Senado

Subcomissão vai adiantar análise de PEC que está para ser votada na Câmara

LOC: A PEC DO TRABALHO ESCRAVO DEVE SER VOTADA NESTA QUARTA-FEIRA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. 

LOC: PARA DEBATER O PROJETO NO SENADO FEDERAL, SERÁ CRIADA UMA COMISSÃO COM DEZ PARLAMENTARES. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE:

(REPÓRTER) A Proposta de Emenda à Constituição que visa combater o trabalho escravo no país foi apresentada em 2001 e teve sua aprovação na Câmara dos Deputados em primeiro turno em agosto de 2004. Desde então o projeto aguardava a votação em segundo turno e seguir para o Senado Federal. Uma das questões mais polêmicas tratada pela PEC é a expropriação das propriedades nas quais forem constatadas a presença de trabalho escravo. Para agilizar o debate da matéria, a presidenta em exercício do Senado, senadora Marta Suplicy, do PT de São Paulo se reuniu com o presidente da Câmara dos Deputados e explica as providências decididas: 

(Marta Suplicy) Criamos uma subcomissão de cinco senadores e cinco deputados que já vai adiantar os procedimentos. Nós temos o trabalho escravo já bastante diminuído no Brasil, mas ainda é infelizmente uma realidade. 

(REPÓRTER) O presidente da Câmara dos deputados, Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou o objetivo da proposta:

(Marco Maia) Nós estamos trabalhando no sentido de erradicar de forma definitiva o trabalho escravo no Brasil, e essa PEC é um estímulo para todos aqueles que lutam pela erradicação do trabalho escravo. 

(REPÓRTER) A instalação da comissão para análise do projeto deve acontecer na próxima semana.
09/05/2012, 04h18 - ATUALIZADO EM 09/05/2012, 04h18
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00