Lei Geral da Copa deve ser votada na quarta, diz Eduardo Braga — Rádio Senado

Lei Geral da Copa deve ser votada na quarta, diz Eduardo Braga

LOC: A LEI GERAL DA COPA DEVE SER VOTADA JÁ NA QUARTA-FEIRA. QUEM CONFIRMA É O LÍDER DO GOVERNO, SENADOR EDUARDO BRAGA. 

LOC: CONFIRA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE SERGIO VIEIRA:  

TÉC: O Líder do Governo no Senado, Eduardo Braga do PMDB do Amazonas, confirma para quarta-feira a votação, diretamente no Plenário, da "Lei Geral da Copa". A lei será o marco regulatório e comercial que possibilitará a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Copa das Confederações no ano que vem em nosso país. Ela está, dentro das condições acertadas com a FIFA em 2007 quando o Brasil foi escolhido país sede. O ponto mais polêmico, por enquanto, se dá em relação à proibição ou não da venda de bebidas alcoólicas em estádios, uma das condições acertadas com a FIFA. Uma marca de cerveja norte-americana, a "Budweiser", é uma das patrocinadoras do evento. O problema é que a venda das bebidas alcoólicas não é permitida pelo Estatuto do Torcedor e a relatora na Comissão de Educação, Ana Amélia do PP do Rio Grande do Sul, confirma que mantém a proibição em seu Relatório. Em entrevista à Radio Senado, o senador Eduardo Braga comentou sobre a estratégia do Governo de votar o texto já na quarta-feira, derrubando a proibição da venda das bebidas, por entender o Governo que esta foi uma das condições contratadas com a FIFA para que o Brasil fosse escolhido para sediar os mega-eventos. 

(EDUARDO BRAGA): Nós vamos tentar votar sim na quarta-feira... (SERGIO VIEIRA) Eu conversei agora a pouco com a senadora Ana Amélia, o Relatório dela é para proibir a venda de bebida alcoólica nos estádios. Como é que vai ser? 

(EDUARDO BRAGA): A gente vai destacar. (SERGIO VIEIRA): Com a intenção de derrubar, claro... (EDUARDO BRAGA): Claro. 

(REP): A estratégia é aprovar o Regime de Urgência para a “Lei Geral”. Assim, o Projeto já poderá ser votado diretamente em Plenário sem passar pelas Comissões. A senadora Ana Amélia comentou a estratégia. 

(ANA AMELIA): Mas o Governo pode tudo, até me disseram que o Governo ia votar no Plenário esta semana. E aí, o governo tem a mania de atropelar o Congresso, então eu lamento. 

(REP): Ana Amélia confirma que seu Relatório mantém o texto aprovado na Câmara, que garante a venda de 300 mil ingressos a preços populares e a meia-entrada para estudantes, pessoas idosas e pessoas de baixa renda. Estes ingressos custarão 25 dólares, o equivalente hoje a 48 reais. E deste total pelo menos 4.000 serão para cada jogo da seleção brasileira. A "Lei Geral" também garante ingressos e transporte de graça para os índios e as pessoas com deficiência. E os operários que participam das obras em estádios também terão direito a assistir pelo menos um jogo de graça, com direito a transporte gratuito. Pelo texto a FIFA ainda se compromete a investir na construção de escolinhas de futebol no Brasil, em Centros de Treinamento voltados para deficientes físicos e no investimento em pesquisas científicas voltadas para a melhoria da saúde.
07/05/2012, 01h48 - ATUALIZADO EM 07/05/2012, 01h48
Duração de áudio: 02:48
Ao vivo
00:0000:00