Senadores questionam CPI de não citar nome de Cavendish e de governadores — Rádio Senado

Senadores questionam CPI de não citar nome de Cavendish e de governadores

LOC: SENADORES DA CPI DO CACHOEIRA QUESTIONAM A AUSÊNCIA DO DONO DA CONSTRUTORA DELTA E DE GOVERNADORES NO PLANO DE TRABALHO DA CPI. 

LOC: O RELATOR NEGA BLINDAGEM E DIZ QUE VAI CONVOCAR OS ENVOLVIDOS APÓS ANALISAR OS INQUÉRITOS DA POLÍCIA FEDERAL. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER): O senador Pedro Taques, do PDT de Mato Grosso, defendeu que as investigações da CPI não se limitem aos contratos da construtora Delta Centro-Oeste. Ele ressaltou que a empreiteira é responsável por grandes obras do governo federal, tendo recebido mais de R$ 4 bilhões desde 2003, e também de governos estaduais. 

(PEDRO TAQUES) Temos que avançar do Centro-Oeste porque a Delta tinha negócios lícitos e, ao que consta também, ilícitos em 20 estados da Federação. Não podemos restringir isso ao Centro-Oeste. Já existem elementos suficientes para que os governadores sejam ouvidos. Temos que investigar todos. Ninguém está acima da Constituição.

(REPÓRTER): O relator da CPI, deputado Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, acatou a sugestão. Ele negou qualquer blindagem. Disse que vai iniciar as investigações pela Delta Centro-Oeste. O petista ressaltou que a CPI já convocou o ex-diretor Cláudio Abreu, e explicou que todos os contratos da Delta com o setor público serão analisados pela Comissão.

(ODAIR CUNHA) Precisamos começar por um ponto, e o ponto é o Cláudio Abreu. Com relação aos governadores, vamos analisar no tempo adequado. Neste primeiro momento, não temos elementos suficientes que justifiquem a aprovação desse requerimento. 

(REPÓRTER) O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, questionou o fato de o dono da Delta, Fernando Cavendish, não aparecer no roteiro de trabalho do relator. Ele quer ouvir também os governadores do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; de Goiás, Marconi Perillo; e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, citados nos inquéritos da Polícia Federal. 

(RANDOLFE RODRIGUES) O senhor Cavendish não está no plano de trabalho. Em decorrência do Sr. Cavendish, temos citações também dos três governadores. Não temos no plano de trabalho nenhuma citação ao governador Sérgio Cabral, ao governador Agnelo e ao governador Marconi Perillo.

(REPÓRTER) O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, garantiu que a CPI vai ouvir todos os citados. Mas ressaltou que as convocações de governadores e do dono da Delta ficarão para junho após a CPI analisar os documentos sigilosos em poder da Comissão. 

(HUMBERTO COSTA) O entendimento é de que é necessário que possamos nos interar mais profundamente sobre o caso e identificar o que já foi produzido em termos de investigação por parte da Polícia Federal e do Ministério Público. E em cima de uma melhor fundamentação, fazermos as oitivas, não só de governadores, mas de empresários também. 

(REPÓRTER) A próxima reunião da CPI está marcada para terça-feira quando será ouvido o delegado da Polícia Federal, Raul Souza, responsável pela Operação Vegas.
03/05/2012, 01h11 - ATUALIZADO EM 03/05/2012, 01h11
Duração de áudio: 02:33
Ao vivo
00:0000:00