Relator recomenda abertura de processo disciplinar contra Demóstenes — Rádio Senado

Relator recomenda abertura de processo disciplinar contra Demóstenes

LOC: O SENADOR HUMBERTO COSTA RECOMENDOU A ABERTURA DE PROCESSO DISCIPLINAR CONTRA O SENADOR DEMÓSTENES TORRES.  

LOC: ENTRE OUTRAS COISAS O RELATOR DO PROCESSO DE CASSAÇÃO NO CONSELHO DE ÉTICA ALEGA QUE DEMÓSTENES TORRES MENTIU AO AFIRMAR QUE SEMPRE VOTOU CONTRARIAMENTE AO JOGO DO BICHO NO SENADO FEDERAL. REPÓRTER PATRÍCIA NOVAES.  

(REPÓRTER) O relator rejeitou o pedido que Demóstenes fez na defesa entregue na semana passada para a suspensão do processo no Conselho de Ética até o julgamento da legalidade das escutas telefônicas pelo Supremo e a conclusão da investigação pela CPI Mista que investiga o caso. Humberto Costa lembrou que o julgamento no Conselho de Ética não se confunde com o julgamento do STF, que a decisão no colegiado do Senado leva em conta o comportamento do parlamentar e que basta que essa conduta não seja considerada adequada para a abertura do processo. Humberto Costa também rejeitou o pedido de Demóstenes para que as matérias jornalísticas não fossem consideradas como provas. O relator lembrou que quando o uso desse tipo de material foi discutido em outra ocasião pelo Conselho de Ética o próprio Demóstenes defendeu sua utilização. Por fim o relator alegou que Demóstenes mentiu ao afirmar que sempre se opôs ao jogo e que sempre votou contra todas as iniciativas de legalizá-lo. O senador do PT de Pernambuco lembrou, entre outros fatos, que na sessão do dia 5 de maio de 2004, Demóstenes Torres votou contra a Medida provisória editada pelo então presidente Lula, que proibia a exploração de todas as modalidades de jogo de bingo e de máquinas caça níqueis. Depois da leitura do relatório o advogado de Demóstenes Torres, Antônio Carlos Castro, pediu um prazo maior para poder fazer a defesa do senador. Ele alegou que oitenta por cento do relatório de Humberto Costa vai além do que está na representação feita pelo Psol ao Conselho de Ética. Para Humberto Costa não há nada de errado em se procurar novas informações com o objetivo de fortalecer o juízo de quem está julgando. 

(HUMBERTO COSTA) eu respondi pontualmente a todas as alegações da representação e da defesa e procurei também identificar se na atuação do parlamentar de Demóstenes Torres havia coerência entre o que ele havia dito em várias situações de que era um defensor da colocação do jogo bicho como crime e também que não guardava relações pessoais com o Sr. Cachoeira.

(REPÓRTER) – Na próxima terça feira o senador Demóstenes Torres poderá se defender no Conselho de Ética.
03/05/2012, 01h48 - ATUALIZADO EM 03/05/2012, 01h48
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00