Ministra detalhou projetos do Plano Nacional de Cultura para próximos anos — Rádio Senado

Ministra detalhou projetos do Plano Nacional de Cultura para próximos anos

LOC: DOIS MINISTROS ESTIVERAM NO SENADO FEDERAL NA SEMANA QUE SE ENCERROU: ANA DE HOLLANDA, DA CULTURA, FALOU AOS SENADORES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO 

LOC: O MINISTRO DA DEFESA, CELSO AMORIM, PARTICIPOU DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES. ACOMPANHE O BALANÇO DA SEMANA NAS COMISSÕES DO SENADO COM A REPÓRTER NARA FERREIRA: 

(REPÓRTER) Ana de Hollanda falou aos senadores sobre projetos do Plano Nacional de Cultura para os próximos dez anos. Ela adiantou que o Ministério propôs a criação de um instituto específico para o acompanhamento dos direitos autorais na produção cultural brasileira. O senador Randolfe Rodrigues, do Psol do Amapá, presidente da CPI do Ecad, lamentou que a ministra não tenha respondido aos questionamentos sobre denuncias de favorecimento ao Ecad. Ana de Hollanda afirmou que a CPI do Ecad é um assunto do legislativo. 

(ANA DE HOLLANDA) É uma pauta do congresso e não do ministério da cultura, quero deixar bem claro isso, e o Congresso tem realmente a obrigação de cumprir essa etapa de votar e discutir e tal. 

(REPÓRTER) Já na quinta-feira, o Ministro Celso Amorim disse na Comissão de Relações Exteriores que é preciso valorizar as Forças Armadas para que o Brasil continue a ter espaço no cenário internacional. Ele afirmou que os investimentos no setor têm aumentado, mas ainda são baixos, se comparado aos outros países dos Brics: rússia, índia, china e áfrica do sul. 

(EDUARDO AMORIM) Embora esteja muito longe do ideal, há um certo crescimento, que tem que se manter e continuar porque se nós queremos poder falar nas mesas internacionais como um dos Brics nosso orçamento vai ter que chegar à média deles. 

(REPÓRTER) Na terça-feira, a Comissão de Assuntos Sociais discutiu a má distribuição de médicos no país. O presidente do Conselho Federal de Medicina Roberto Luiz D´Ávila, disse que a solução para o problema, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, está na aprovação de uma carreira de estado para esses profissionais. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, ex-ministro da Saúde, ressaltou que além do estimulo aos médicos, é preciso adotar o que chamou de choque de regulação 

(HUMBERTO COSTA) hoje temos um mercado aquecido, se é aquecido é lógico que o profissional vai escolher o melhor lugar, perto da família...então tem que ter uma política que vai além da indução...as vagas tem que ser regionalizadas. 

(REPÓRTER) A saúde também foi tema de um polêmico debate na Comissão de Educação, na quarta-feira. Os senadores discutiram o projeto que define as atribuições dos médicos, o chamado "ato médico". A matéria está em exame no Congresso há mais de dez anos e divide os profissionais da área de saúde.
27/04/2012, 12h39 - ATUALIZADO EM 27/04/2012, 12h39
Duração de áudio: 02:24
Ao vivo
00:0000:00