Senadores defendem produção sustentável para liberar plantio — Rádio Senado

Senadores defendem produção sustentável para liberar plantio

LOC: O FIM DA PROIBIÇÃO DO PLANTIO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA AMAZÔNIA FOI DEBATIDO NA MANHÃ DESTA QUINTA-FEIRA NA COMISSÃO DE AGRICULTURA DO SENADO, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA. 

LOC: SENADORES CONCORDAM QUE A PRODUÇÃO DEVE SER SUSTENTÁVEL E SE RESTRINGIR A ÁREAS SEM VEGETAÇÃO NATIVA. REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: O zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar no Brasil, instituído em 2009, impede o plantio nos biomas da Amazônia, do Pantanal e na bacia do alto Paraguai, que envolvem, juntos, todos os estados da região norte e grande parte de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Projeto em análise no Senado flexibiliza essa regra para que agricultores possam receber crédito para produzir em áreas já degradadas. O autor do projeto, senador Flexa Ribeiro, do PSDB do Pará, reafirmou que a plantação não vai atingir áreas de vegetação nativa. 

(Flexa Ribeiro) É inimaginável nós derrubarmos floresta para... não é só plantar cana não, é pra fazer pasto, ou plantar grão. Pra fazer qualquer atividade produtiva, nós não precisamos mais derrubar nenhuma árvore. Nós temos uma área aberta mais que suficiente. 

(Repórter) O coordenador-geral de Açúcar e Álcool da Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Jorge Caldas, admitiu que na época em que o zoneamento foi feito, a situação da agricultura brasileira era diferente da atual. 

(Cid Jorge Caldas) Só lembrando o seguinte. Aquela condição que nós tínhamos naquele momento, em 2008, é totalmente diferente da condições que nós tamos tendo hoje, ta? Aí nós tivemos problemas climáticos, nós ti antropizadas vemos a crise de 2008 que afetou bastante o setor. Então são dois momentos diferentes. 

(Repórter) O senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, alertou para o perigo de boicote por outros países. 

(Delcídio do Amaral) Hoje no mundo ninguém coloca restrição tarifária, acabou essa conversa. Agora as restrições são de sanidade animal e de meio ambiente. Então nós temos que trabalhar nesse tema com muito cuidado sob risco de daqui a pouco algum país criar obstáculos alegando que nós tamos produzindo cana no pantanal, que nós tamos produzindo cana na Amazônia. 

(Repórter) A proposta pode ser votada na próxima reunião da Comissão de Agricultura, mas ainda será analisada pela Comissão de Meio Ambiente antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
26/04/2012, 01h11 - ATUALIZADO EM 26/04/2012, 01h11
Duração de áudio: 01:58
Ao vivo
00:0000:00