Parecer sobre processo de Demóstenes deve sair em uma semana — Rádio Senado

Parecer sobre processo de Demóstenes deve sair em uma semana

LOC: O RELATOR DO CONSELHO DE ÉTICA VAI APRESENTAR O PRIMEIRO PARECER SOBRE QUEBRA DE DECORO DO SENADOR DEMÓSTENES TORRES NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA. 

LOC: A DEFESA DO PARLAMENTAR PEDIU A SUSPENSÃO DO PROCESSO ATÉ O FINAL DA CPI MISTA DESTINADA A INVESTIGAR O CONTRAVENTOR CARLINHOS CACHOEIRA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN: 

TÉC: O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, apresenta na quinta-feira o parecer prévio sobre a abertura de processo de cassação do mandato do senador Demóstenes Torres de Goiás. O PSOL entrou com a representação contra o parlamentar pelo suposto envolvimento dele com o contraventor Carlinhos Cachoeira. Humberto Costa vai analisar as 60 páginas da defesa de Demóstenes para decidir se recomenda a abertura de um processo de cassação ou se arquiva o pedido do PSOL. 

(Humberto) no dia 3, vou apresentar o relatório preliminar, e no dia 8, vamos fazer a discussão quanto a admissibilidade ou não. O relatório poderá ser pelo arquivamento da representação ou pelo pedido de abertura do processo disciplinar. Essa será a decisão tomada no dia 8. 

REP: O presidente do Conselho de Ética, senador Antônio Carlos Valadares do PSB de Sergipe, explicou que se a Comissão aprovar o parecer prévio do relator, o senador Demóstenes Torres poderá se defender pessoalmente antes do julgamento final marcado para o dia 8 de maio. 

(Valadares) Se for admitida a representação, o representado terá 3 dias para as suas alegações finais. Após o que o senador Humberto Costa apresentará o seu relatório final, que se aprovado pelo Conselho irá à Comissão de Constituição e Justiça e ao Plenário. 

REP: O líder do PSDB, senador Álvaro Dias, do Paraná, quer que o Conselho recuse os dois pedidos de Demóstenes para que a Comissão suspenda o processo disciplinar contra ele até o término das investigações da CPI Mista do Cachoeira e até o Supremo Tribunal Federal julgar a legalidade das escutas telefônicas que sustentam o inquérito. 

(Dias) Essas preciosidades jurídicas interpostas pelos advogados do senador são dispensáveis aqui porque tratamos de um julgamento de natureza política. Tratamos aqui da quebra de decoro parlamentar. É, portanto, um julgamento que se diferencia do judicial. Temos que agir com rapidez. 

REP: O senador Demóstenes Torres deverá comparecer ao Conselho de Ética para fazer sua defesa pessoalmente após a apresentação do parecer do senador Humberto Costa.
26/04/2012, 01h47 - ATUALIZADO EM 26/04/2012, 01h47
Duração de áudio: 02:12
Ao vivo
00:0000:00