CRE aprova indicado para embaixada brasileira na Líbia — Rádio Senado

CRE aprova indicado para embaixada brasileira na Líbia

LOC: EMBAIXADOR AFONSO ÁLVARO DE SIQUEIRA CARBONAR DIZ QUE A LÍBIA É UM PAÍS PARA SER RECONSTRUÍDO E QUE O BRASIL TEM MUITO ESPAÇO NESTA FASE DE REESTRUTURAÇÃO. 

LOC: ELE TEVE O NOME APROVADO NA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL PARA CHEFIAR A EMBAIXADA BRASILEIRA EM TRÍPOLI. AS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER NARA FERREIRA. 

O senador Eduarcy Suplicy, do PT de São Paulo, relator da indicação, destacou que a Líbia passa por um momento de reestruturação após o longo período autoritário do regime de Kadhafi. São muitos desafios, como a organização de eleições livres em país sem tradição democrática, a elaboração de política de desarmamento da população civil, a desmobilização de milícias das tribos rivais. O Brasil desde o início das manifestações naquele país se posicionou contra os ataques à população civil e defendeu uma política de solução pacifica do conflito. Hoje, a Líbia é chefiada por Mustafa Mohammed Jalil, Presidente do Conselho Nacional de Transição, que foi Ministro da Justiça do antigo governo; e pelo Primeiro-Ministro Abdel Al-Kib, engenheiro elétrico e empresário, que retornou a seu país depois da conquista da capital, Trípoli, em agosto do ano passado. O senador Eduardo Suplicy destacou que a situação na Líbia ainda é grave (SUPLICY) hoje se considera um país com enorme grau de dificuldades, porque tem sido dificil dominar as milícias armadas que seguem com seus próprios interesses tribais e regionais, a guerra civil ainda continua com enfrentamento entre as distintas milícias, os antigos partidários do coronel kadafi. (REP) Na avaliação do Embaixador Afonso Álvaro de Siqueira Carbonar, a reconstrução abre possibilidades para o Brasil (AFONSO) A Líbia precisa de empregos, tem muitos recursos...políticas públicas no curto prazo provavelmente de grandes obras infraestruturais, mas também sociais, creches, escolas, edifícios públicos, logradouros, precisamos de ter um programa na área da construção civil, as empresas que já estão lá podem também contribuir nessa reconstrução material da Líbia, a tudo por fazer, essa é que é a verdade, o pais ficou 42 anos debaixo de uma ditadura. (REP) Também foram aprovadas as indicações de José Fiuza Neto, para o cargo de embaixador do Brasil em El Salvador; e Evandro de Sampaio Didonet, para a Áustria; as indicações seguem agora para exame no plenário do senado. LOC: A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES TAMBÉM APROVOU A ISENÇÃO DE CONTRATO DE OPERAÇÕES DE CÂMBIO PARA QUEM ENVIAR ATÉ 10 MIL DÓLARES AO EXTERIOR. O PROJETO, DO SENADOR FRANCISCO DORNELLES, DO PP DO RIO DE JANEIRO, SEGUE PARA A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. LOC: FORAM APROVADOS AINDA A CRIAÇÃO DO FUNDO DE AGRICULTURA FAMILIAR DO MERCOSUL; O ACORDO ENTRE O BRASIL E O CONGO, QUE PERMITE O EXERCÍCIO DE ATIVIDADE REMUNERADA POR DEPENDENTES DO PESSOAL DIPLOMÁTICO; E AINDA UM TRATADO DE EXTRADIÇÃO ENTRE BRASIL E ÍNDIA.
19/04/2012, 01h38 - ATUALIZADO EM 19/04/2012, 01h38
Duração de áudio: 02:06
Ao vivo
00:0000:00