Senado comemora Dia do Índio — Rádio Senado

Senado comemora Dia do Índio

LOC: O SENADO FEDERAL HOMENAGEOU EM SESSÃO SOLENE NESTA SEGUNDA-FEIRA O DIA DO ÍNDIO, COMEMORADO EM 19 DE ABRIL.  

LOC: DURANTE O DEBATE, OS PARLAMENTARES E CONVIDADOS DEFENDERAM A CRIAÇÃO DE UMA SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS INDÍGENAS. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

Téc: Durante a sessão solene para homenagear o Dia do índio, celebrado em 19 de abril, parlamentares e convidados lembraram a contribuição dos índios para a cultura brasileira e listaram os principais problemas enfrentados pelas diversas etnias no Brasil. Entre eles, o assassinato de índios kaiowá, no Mato Grosso do Sul, o suicídio de jovens na aldeia Carajá, na Ilha do Bananal, em Tocantins, e a disputa de terra entre fazendeiros e índios Pataxós, no sul da Bahia. Os senadores também criticaram a atuação da FUNAI, a Fundação Nacional do Índio, pela falta de funcionários e de postos de atendimento, pela destinação de dinheiro para ONGs e pela ausência de investimentos em programas de saúde, educação e saneamento. O Senador Vicentinho Alves, do PR de Tocantins, voltou a defender a criação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas. Segundo ele, o novo órgão seria diretamente subordinado à Presidência da República e assumiria a política de assistência indígena. 

(Vicentino) Órgão do poder Executivo, com a mesma estatura da Secretaria Nacional da Igualdade Racial, e da Secretaria Nacional das Mulheres, que servirá de referência direta para o trato destas questões. Desejamos ver também a frente da Secretaria Nacional dos povos Indígenas um indígena à altura de comandar o seu povo, que nós já temos em nosso país. 

(REPÓRTER) Além das dificuldades, os senadores também reconheceram avanços na política indigenista. O senador Valdir Raupp, do PMDB de Rondônia, disse que o governo federal deveria incentivar os índios a explorarem os recursos naturais que existem nas aldeias e lembrou o aumento da população indígena nas últimas décadas. 

(Raupp) 

(REPÓRTER) O projeto que cria a Secretaria Nacional dos Povos Indígenas já foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e aguarda a indicação de um relator na Comissão de Constituição e Justiça.
16/04/2012, 01h48 - ATUALIZADO EM 16/04/2012, 01h48
Duração de áudio: 02:31
Ao vivo
00:0000:00