STF nega acesso ao inquérito que envolve o senador Demóstenes Torres — Rádio Senado

STF nega acesso ao inquérito que envolve o senador Demóstenes Torres

LOC: O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL NEGOU ACESSO AO INQUÉRITO QUE ENVOLVE O SENADOR DEMÓSTENES TORRES.
 
LOC: E O PMDB DEFINE ATÉ ESTA TERÇA-FEIRA O NOME DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN: 

(Repórter) A Corregedoria e o Conselho de Ética do Senado não terão acesso às informações do inquérito que investiga o empresário Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal por chefiar a máfia de jogos ilegais no estado de Goiás. O corregedor, senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba, solicitou cópia do processo para apurar o envolvimento do senador Demóstenes Torres com o contraventor. Vital do Rego explicou que o ministro Ricardo Lewandowisk alegou segredo de justiça.

(Vital do Rêgo) Esta matéria está em segredo de justiça. Somente no caso do Legislativo uma Comissão Parlamentar de Inquérito tem poderes judicantes para receber essas informações. 

(Repórter) O senador paraibano afirmou que ainda não aceitou a indicação do PMDB para presidir o Conselho de Ética porque têm dúvidas se pode acumular o cargo com a Corregedoria. Mas antecipou que entre as possibilidades estão a de ele se licenciar da Corregedoria ou ainda o PMDB indicar outro nome para a presidência do Conselho. Vital garantiu que a representação do PSOL contra o senador Demóstenes Torres não terá a análise comprometida até um parecer jurídico sobre a escolha de Vital para o Conselho mesmo estando na Corregedoria.
 
(Vital do Rêgo) O processo não vai sofrer nenhum grau de suspensão de celeridade. Amanhã, vamos escolher o presidente do Conselho de Ética, independente da minha escolha ou não. Amanhã, a sessão está marcada. Não vai haver nenhuma suspensão em virtude deste estudo.
 
(Repórter) O presidente do Senado, José Sarney, do PMDB do Amapá, confirmou que até esta terça-feira o nome do presidente do Conselho de Ética estará definido.
 
(José Sarney) Temos que resolver até amanhã. Imediatamente, o desejo de todos é de realmente realizamos a reunião do Conselho.
 
(Repórter) O novo presidente do Conselho de Ética terá a incumbência de indicar um relator para analisar o pedido do PSOL de abertura de processo contra o senador Demóstenes Torres pelo suposto envolvimento com o empresário Carlinhos Cachoeira.
09/04/2012, 03h35 - ATUALIZADO EM 09/04/2012, 03h35
Duração de áudio: 02:04
Ao vivo
00:0000:00