Senado discute ações de maior integração das forças de Segurança na região — Rádio Senado

Senado discute ações de maior integração das forças de Segurança na região

LOC: O CIDADÃO ESTÁ SE SENTINDO INSEGURO E COBRA MAIS INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA NO DISTRITO FEDERAL E NA REGIÃO DO ENTORNO.
 
LOC: ESTA É A CONCLUSÃO DA REUNIÃO REALIZADA NO SENADO PARA DISCUTIR O ASSUNTO. A REPORTAGEM É DE SERGIO VIEIRA. 

(Repórter) Os números são preocupantes. Segundo reconhece a própria Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, o total de sequestros-relâmpago subiu 33,9% somente no ano passado. Também sofreram aumentos expressivos os casos de homicídios, 13,7%, e as tentativas de homicídio, 17%. E o número de latrocínios, que é o roubo seguido de morte, também aumentou, registrando seis casos a mais no ano passado. E o quadro na região do Entorno do Distrito Federal não é diferente, tendo passado por um crescimento de 22% de homicídios no mesmo período. Esta situação fez com que o senador Rodrigo Rollemberg do PSB do Distrito Federal fizesse uma reunião com autoridades da segurança e da sociedade civil do Distrito Federal e do Entorno na Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado. Rodrigo Rollemberg cobrou entre outras ações uma maior integração das forças de segurança da região.

(RODRIGO ROLLEMBERG) É necessário promover uma integração muito maior do que a que foi feita até hoje pra que a gente possa reverter aquela tendência de expansão, de aumento de crimes graves como homicídios, latrocínios, crimes contra a dignidade sexual e tráfico de drogas. A média nacional é de em torno de 20 homicídios por 100 mil habitantes, tem cidades do entorno do Distrito Federal que chegam a 70 homicídios por 100 mil habitantes.
 
(Repórter) O coronel Jailson Braz, diretor da Polícia Militar do Distrito Federal, disse que esta maior integração vem sendo buscada.
 
(JAILSON BRAZ) Nós temos hoje o Portal do Entorno, que possibilita a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros das Unidades da Federação Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás ter o Ministério da Justiça, através da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal trocar informações. E através da assinatura deste novo Acordo de Cooperação Técnica, já temos um diagnóstico do que queremos fazer e que tipo de ações necessitamos implantar.
 
(Repórter) O senador Rodrigo Rollemberg disse que a implantação e desenvolvimento desse novo Acordo de Cooperação Técnica envolvendo os governos do Distrito Federal, de Minas Gerais e de Goiás com o Ministério da Justiça sofrerá a fiscalização da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado.
02/04/2012, 02h36 - ATUALIZADO EM 02/04/2012, 02h36
Duração de áudio: 02:21
Ao vivo
00:0000:00