Comissão debate derramamento de óleo causado pela Chevron — Rádio Senado

Comissão debate derramamento de óleo causado pela Chevron

LOC: OS SENADORES AFIRMARAM QUE O BRASIL ESTÁ DESPREPARADO PARA LIDAR COM DESASTRES CAUSADOS PELA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO.

LOC: COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE REALIZOU AUDIÊNCIA NESTA QUINTA-FEIRA SOBRE O VAZAMENTO DE ÓLEO EM ÁREA OPERADA PELA EMPRESA NORTE-AMERICANA CHEVRON. REPÓRTER NILO BAIRROS:

(REPÓRTER) O representante da Chevron, Rafael Willianson, negou que o vazamento ocorrido neste mês tenha relação com o anterior, registrado em novembro. Também garantiu que a empresa cumpriu todo o plano emergencial determinado pelo IBAMA, informação que o representante do instituto, Marcelo Amorim, negou, acrescentando que justamente pelo não cumprimento das regras a Chevron acabou multada. A empresa também foi criticada pelo procurador do Ministério Público Federal, Eduardo Santos de Oliveira, que classificou o vazamento como uma catástrofe e disse o que espera da justiça.

(EDUARDO SANTOS) Nós pedimos indenização de 20 bilhões para indenizar os danos civis e ontem foi proposta a ação penal. As penas podem chegar a 31 anos se, como quer o ministério público, elas forem aplicadas.

(REPÓRTER) Já o assessor da Presidência da ANP, a Agência Nacional do Petróleo, Silvio Jablonski, minimizou o ocorrido. Ele disse que foi um acidente de pequenas proporções, mas admitiu que a Chevron fez uma avaliação incorreta do projeto do poço.

(SILVIO JABLONSKI) Caso o poço perfurado pela Chevron tivesse um revestimento mais extenso, não tivesse deixado uma área não revestida, se ela tivesse levado o revestimento interno por mais 300, 400 metros, esse óleo não teria condições de chegar ao oceano.

(REPÓRTER) O representante da ANP ainda reclamou da falta de fiscais, apenas 10 para toda a exploração de petróleo marítimo, e pediu que o Congresso ajude a pressionar pela abertura de concurso público. Para o senador Aloysio Nunes Ferreira, a falta de fiscais é só um dos problemas. O senador pelo PSDB paulista acha que o país não está preparado para uma tragédia na exploração do petróleo.

(ALOYSIO NUNES) O nosso orçamento da ANP, que em parte era para ser usado nessa fiscalização, foi quase que totalmente contigenciado. Nós não temos até hoje um plano nacional de contingência, para dizer claramente, em caso de dersastre de grandes proporções, quem faz o que. Fica todo mundo batendo cabeça. 

(REPÓRTER) Já o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Rodrigo Rollemberg, do PSB do Distrito Federal, afirmou que vai promover um ciclo de debates com especialistas internacionais para mudar as leis no setor.

(RODRIGO ROLLEMBERG) Está muito claro para mim que nós temos que tornar mais rigorosa a legislação, mais rigorosas as exigências da Agência Nacional do Petróleo e que tragam mais segurança à exploração do pré-sal. 

(REPÓRTER) O Brasil é auto-suficiente em petróleo desde 2006 e atualmente produz 2,2 milhões de barris por dia, a maioria no oceano. Só na região do pré-sal já são produzidos 170 mil barris diários de petróleo.
22/03/2012, 07h42 - ATUALIZADO EM 22/03/2012, 07h42
Duração de áudio: 02:41
Ao vivo
00:0000:00