PEC apresentada por Suplicy reduz autonomia de entidades esportivas — Rádio Senado

PEC apresentada por Suplicy reduz autonomia de entidades esportivas

LOC: PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO APRESENTADA PELO SENADOR EDUARDO SUPLICY PODE REDUZIR A AUTONOMIA DAS ENTIDADES ESPORTIVAS. 

LOC: E A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO VAI DISCUTIR UM LIMITE PARA A DURAÇÃO DE MANDATOS DOS DIRIGENTES. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO. 

TÉC: Um dia depois de Ricardo Teixeira renunciar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol, CBF, cargo que ocupou por 23 anos, o senador Eduardo Suplicy, do PT de São Paulo, apresentou uma Proposta de Emenda à Constituição limitando a autonomia de entidades esportivas. A carta magna dá autonomia às entidades como CBF e Comitê Olímpico Brasileiro, para elaborar seus estatutos, organizar e realizar campeonatos, e até para vender e emprestar jogadores. Suplicy alerta que a autonomia desportiva não pode, no entanto, ser interpretada como liberdade absoluta. 

(Suplicy) A sociedade brasileira depara-se, há muito, com denúncias sobre desmandos e desvirtuamentos praticados em muitas das entidades de administração do desporto. Por vezes, dirigentes mal preparados, não raro mal intencionados promovem toda sorte de atividades ilícitas, muitas vezes, evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. 

(Repórter) O senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná, lamentou que Ricardo Teixeira tenha demorado tanto para renunciar ao comando da CBF. O senador, que presidiu a CPI do Futebol, lembrou que o relatório final, aprovado em 2001, já apontava denúncias contra o ex-dirigente. Ele disse ainda que o governo deve agora assumir o Comitê Organizador da Copa, que também era comandado por Teixeira. 

(ÁLVARO DIAS) e é fácil argumentar. Segundo o TCU, apenas 8,8 dos recursos destinados à copa do mundo são recursos privados. O restante é dinheiro público. O povo brasileiro está pagando pela organização da copa do mundo, portanto a responsabilidade é do governo. Quem assinou a carta-compromisso com a FIFA foi o governo brasileiro. 

(Repórter) A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado também vai entrar na discussão. Os senadores aprovaram um pedido para discutir, em audiência pública, projeto de lei que limita os mandatos de presidentes de federações e confederações a quatro anos, com direito a uma única reeleição. A PEC apresentada por Suplicy precisa da assinatura de 27 senadores para começar a ser analisada.
14/03/2012, 01h27 - ATUALIZADO EM 14/03/2012, 01h27
Duração de áudio: 02:09
Ao vivo
00:0000:00