Senadores querem mudar forma de criação de reservas indígenas — Rádio Senado

Senadores querem mudar forma de criação de reservas indígenas

LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA PEDIRAM, NESTA QUINTA-FEIRA, MUDANÇAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE RESERVAS INDÍGENAS. 

LOC: FOI DURANTE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER A SITUAÇÃO DOS PRODUTORES EM ÁREAS QUE PODEM VIRAR RESERVAS. A REPORTAGEM É DE ADRIANO FARIA: 

(REPÓRTER): As entidades que defendem os índios e as que representam os produtores rurais não se entendem quando o assunto é o processo de criação de reservas indígenas no país. Em audiência pública no Senado, Cleber Buzatto, do Conselho Indigenista Missionário, CIMI, cobrou pressa.

(CLEBER BUZATTO - CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO) Os procedimentos de demarcação sempre foram muito lentos no país e nos últimos anos isso tem se intensificado. 

(REPÓRTER) Falando em nome Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, a CNA, Anaximandro Almeida também fez suas cobranças, mas na direção oposta. 

(ANAXIMANDRO ALMEIDA – CNA) Noventa dias apenas para produzir o chamado contralaudo, para contestar o laudo produzido pela Funai. Esse tempo é muito exíguo. 

(REPÓRTER) Entidades como a CNA e o CIMI foram chamadas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária para debater a situação dos produtores que podem perder terras com a ampliação ou a criação de reservas indígenas. O foco foi a proposta da Fundação Nacional do Índio, a Funai, de aumentar de 90 mil para 180 mil hectares a reserva dos karitiana, em Rondônia. O presidente da comissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, alertou que cerca de 500 agricultores podem ser prejudicados. 

(SENADOR ACIR GURGACZ) Mais do que simplesmente criar ou ampliar reservas indígenas, o Brasil precisa discutir a sua política indigenista, orientando-a para uma melhor integração as populações indígenas à sociedade regional. 

(REPÓRTER) Já o senador Delcídio do Amaral, do PT de Mato Grosso do Sul, disse que falta vontade política para resolver os conflitos com a demarcação de terras indígenas. E concentrou as críticas no presidente da Funai, Márcio Meira, que, segundo Delcídio, não recebe os parlamentares. 

(DELCÍDIO DO AMARAL) É impossível! É o homem mais difícil de se dialogar na Esplanada dos Ministérios. Ele é simplesmente inalcançável. 

(REPÓRTER) Vários senadores da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária manifestaram apoio a propostas que dão ao Congresso a prerrogativa de dar a última palavra nos processos de criação de reservas indígenas. Hoje essas áreas são criadas por decreto presidencial, depois de parecer da Funai e do Ministério da Justiça.
08/03/2012, 01h13 - ATUALIZADO EM 08/03/2012, 01h13
Duração de áudio: 02:26
Ao vivo
00:0000:00