Senado comemora data com palestra e exposição — Rádio Senado

Senado comemora data com palestra e exposição

LOC: O DIA DO BIBLIOTECÁRIO FOI COMEMORADO NESTA QUARTA-FEIRA NO SENADO COM UMA SÉRIE DE ATIVIDADES. 

LOC: LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DAS BIBLIOTECAS DO SÉCULO 21 FOI O TEMA DA PALESTRA PROMOVIDA PELA BIBLIOTECA LUIS VIANA DO SENADO. MAIS INFORMAÇÕES NA REPORTAGEM DE MARCUS OLIVEIRA:

(REPÓRTER) A palestra promovida pelo Senado, em homenagem ao Dia do Bibliotecário, contou com a participação da presidente da Associação de Bibliotecas Americanas. Molly Raphael falou das experiências desenvolvidas nas instituições norte-americanas e apontou caminhos para o Brasil aprimorar seu sistema. As dificuldades enfrentadas pelas bibliotecas e pelo bibliotecário, no exercício da profissão, foram destacadas pela Diretora da Biblioteca do Senado Federal, Simone Vieira. Ela ressaltou a importância da data e advertiu que um país sem conhecimento é um país sem história. 

(SIMONE VIEIRA) O livro e aonde está a informação e o conhecimento , e um País sem conhecimento não existe. E nesse sentindo que nós vemos a diferença entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento, são aqueles que cultivam a educação e esse e o começo e na biblioteca que tem o livro para educar as pessoas.

(REPÓRTER) A diretora geral-adjunta do Senado, Rosa Maria Vasconcelos, leu mensagem da diretora-geral Dóris Peixoto, destacando a importância da Biblioteca Luiz Viana, que completa 186 anos de existência. Além da palestra, o Senado também está promovendo a exposição Obrigada, Brasília sobre o projeto Casa do Saber, que distribui livros em regiões carentes do Distrito Federal. O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março, uma homenagem ao engenheiro Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
07/03/2012, 08h02 - ATUALIZADO EM 07/03/2012, 08h02
Duração de áudio: 01:25
Ao vivo
00:0000:00