Senado vai debater em audiência a segurança e os direitos dos passageiros — Rádio Senado

Senado vai debater em audiência a segurança e os direitos dos passageiros

LOC: O SENADO VAI DISCUTIR, EM AUDIÊNCIA PÚBLICA, A SEGURANÇA E OS DIREITOS DOS PASSAGEIROS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS.
 
LOC: O REQUERIMENTO PARA A REUNIÃO FOI APROVADO NESTA TERÇA-FEIRA PELA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO. REPORTER CELSO CAVALCANTI. 

(Repórter) A proposta para que a Comissão analise a questão dos cruzeiros marítimos no país partiu da senadora Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul. Segundo a parlamentar, o aumento da oferta desse tipo de serviço no litoral brasileiro, e também o recente naufrágio do navio Costa Concórdia, na Itália, tornam necessária uma discussão ampla sobre a segurança e os direitos dos passageiros.
 
(Ana Amélia) Quais as autoridades no Brasil são responsáveis, definindo claramente, de competências nesses atracamentos de navios. Quais são as áreas que respondem por esse serviço de segurança. Isso apenas do ponto de vista do atracamento, da logística da chegada desses navios à costa brasileira. De outro modo também, qual é o direito do consumidor brasileiro quando há um problema desses, ou um cancelamento de uma viagem, como ele fica com relação ao ressarcimento dos danos pela compra de um pacote para uma viagem em cruzeiros marítimo. (Celso) A proposta recebeu o apoio da senadora Lídice da Mata, do PSB baiano.
 
(Lídice da Mata) Poderemos estender essa discussão para um âmbito mais geral, sobre a importância, a presença dos cruzeiros marítimos na área do turismo brasileiro, o seu crescimento, e mesmo também as dificuldades, as contradições existentes. E tem tudo a ver também com a preparação do Brasil para a Copa do Mundo e para receber os turistas e especialmente também os cruzeiros turísticos como complemento ao nosso parque hoteleiro.
 
(Repórter) Entre os nomes que devem ser convidados para debater a questão dos cruzeiros marítimos no Brasil está o do ministro do Turismo, Gastão Vieira, além de representantes da Confederação Nacional do Comércio, da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos e do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça. A data da audiência pública ainda será definida pelos integrantes da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.
14/02/2012, 05h35 - ATUALIZADO EM 14/02/2012, 05h35
Duração de áudio: 01:44
Ao vivo
00:0000:00