Aparelhos elétricos comercializados no Brasil deverão ser bivolt — Rádio Senado

Aparelhos elétricos comercializados no Brasil deverão ser bivolt

LOC: TODOS OS APARELHOS ELÉTRICOS COMERCIALIZADOS NO BRASIL DEVEM SER BIVOLT. 

LOC: É O QUE DETERMINA PROJETO QUE ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO. 

(REPÓRTER) A proposta é do senador Marcelo Crivella, do PRB do Rio de Janeiro. Ele diz que hoje a grande maioria dos aparelhos de baixa tensão para uso doméstico já é oferecida para operar em 110 ou 220 volts. Mas quando isso não acontece, é um transtorno e um custo muito grande para quem tem que se deslocar pelo País, diz o senador. 

(MARCELO CRIVELLA) Porque nós temos milhares de brasileiros, exército, marinha, aeronáutica, pastores de todas as igrejas, funcionários federais, estaduais, municipais. e eles perdem cada vez que se mudam o ar condicionado, a geladeira, o liquidificador, o micro-ondas, aspirador de pó porque os nossos equipamentos não são bivolts. 

(REPÓRTER) Crivella diz que ouviu da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, que a lei encareceria os eletrônicos e eletrodomésticos. Ele entende de maneira diferente, entretanto. 

(MARCELO CRIVELLA) o argumento da aneel é que vai ficar caro pro consumidor. o que fica caro, você pagar um pouco a mais pra ser bivolt ou você perder o equipamento quando mudar de casa? 

(REPÓRTER) As empresas teriam 120 dias para se adequar e só comercializar eletrônicos ou eletrodomésticos bivolt no Brasil.
14/02/2012, 00h05 - ATUALIZADO EM 14/02/2012, 00h05
Duração de áudio: 01:11
Ao vivo
00:0000:00