Projeto prevê UTI móvel para atender eventos com mais de 10 mil torcedores — Rádio Senado

Projeto prevê UTI móvel para atender eventos com mais de 10 mil torcedores

LOC: OS ESTÁDIOS E GINÁSIOS PODEM SER OBRIGADOS A TER UMA UTI MÓVEL NOS EVENTOS COM MAIS DE DEZ MIL TORCEDORES.
 
LOC: É O QUE DIZ O PROJETO DO SENADOR HUMBERTO COSTA, QUE SERÁ ANALISADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
 
(Repórter) A proposta apresentada pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, modifica o Estatuto do Torcedor. Essa lei já obriga a presença de um médico, dois enfermeiros e uma ambulância para cada dez mil torcedores que estiverem em um evento esportivo. Mas no lugar de uma ambulância comum, Humberto Costa quer que o veículo seja uma UTI móvel, que, na avaliação dele, é mais adequada para prestar o atendimento necessário nos casos de emergência. O senador deixa claro no projeto que a UTI móvel que vai ficar à disposição nos estádios e ginásios não pode ser de nenhum órgão público.
 
(Humberto Costa) Que isso não seja uma obrigação do poder público. O SAMU, por exemplo, que atende a situações de emergência s pré-hospitalares ele não pode pela própria essência da sua constituição deixar uma viatura parada em um evento.
 
(Repórter) A obrigação de manter a UTI móvel será dos clubes de futebol ou da federação esportiva responsável pela organização do evento.
 
(Humberto Costa) Os clubes, as federações sejam obrigados a ter UTIs móveis a partir da contratação do privado, isso ai sem dúvida é uma necessidade e vejo isso como uma boa ideia. 

(Repórter) Pelo projeto, no caso de eventos em que for necessária mais de uma ambulância, apenas uma delas tem que ser UTI móvel. A proposta está na Comissão de Educação e tem como relator o senador Walter Pinheiro, do PT da Bahia. Se aprovado, o projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais.
07/02/2012, 05h23 - ATUALIZADO EM 07/02/2012, 05h23
Duração de áudio: 01:30
Ao vivo
00:0000:00