Legislativo inicia trabalhos com Sessão Solene do Congresso — Rádio Senado

Legislativo inicia trabalhos com Sessão Solene do Congresso

O ANO DE TRABALHO DO PODER LEGISLATIVO FOI ABERTO NESTA QUINTA-FEIRA COM UMA SESSÃO SOLENE DO CONGRESSO NACIONAL. 

O PRESIDENTE DO SENADO, JOSÉ SARNEY, DO PMDB DO AMAPÁ, PRESIDIU OS TRABALHOS DEPOIS DE SUBIR A RAMPA DO CONGRESSO NACIONAL E PASSAR EM REVISTA ÀS TROPAS DA MARINHA, EXÉRCITO E AERONÁUTICA. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:  

(Repórter) A sessão de abertura dos trabalhos do Congresso Nacional em 2012 durou pouco mais de duas horas. E contou com as presenças de autoridades dos Três Poderes da República, como a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffman. Ela veio trazer a mensagem da presidente Dilma Rousseff ao Parlamento. O texto foi lido pelo primeiro-secretário do Congresso Nacional, deputado Eduardo Gomes, do PSDB de Tocantins. A mensagem trouxe um agradecimento ao Legislativo: 

(Eduardo Gomes) Pela grande contribuição que vem dando ao país, aprovando projetos fundamentais, como o Plano Brasil Maior, a Desvinculação das Receitas da União, a política de valorização do salário mínimo e a legislação do Brasil Sem Miséria. 

(MAURÍCIO) Representando o Poder Judiciário, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandówski, saudou deputados e senadores na abertura dos trabalhos: 

(Ricardo Lewandówski) O Supremo Tribunal Federal, em nome do Poder Judiciário, augura ao Congresso nacional um ano pleno de realizações, em prol da grande nação brasileira, como vem fazendo ao longo de sua exemplar história. 

(Repórter) Já o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, disse que o Poder Legislativo terá projetos importantes para analisar em 2012, como a Lei Geral da Copa e a criação do fundo de previdência complementar para os servidores públicos: 

(Marco Maia) Surgirão novos desafios para o Legislativo Federal, o que nos permitirá continuar desenvolvendo os nossos trabalhos em plena concordância com os anseios e as necessidades do nosso país. 

(Repórter) O último a discursar foi o presidente do Senado, José Sarney do PMDB do Amapá: 

(José Sarney) Cabe-me declarar instalados os trabalhos deste ano legislativo. O Parlamento é dos Três Poderes da República o mais próximo do povo.  

(Repórter) Os trabalhos do Congresso Nacional, que foram oficialmente abertos nesta quinta-feira, prosseguem até o dia 17 de julho neste primeiro semestre.
02/02/2012, 06h12 - ATUALIZADO EM 02/02/2012, 06h12
Duração de áudio: 02:07
Ao vivo
00:0000:00