Maioria dos internautas é a favor de meia-entrada para estudantes de até 29 anos — Rádio Senado

Maioria dos internautas é a favor de meia-entrada para estudantes de até 29 anos

LOC: A PRIMEIRA ENQUETE REALIZADA PELO DATASENADO EM 2012 MOSTRA QUE A MAIORIA DOS INTERNAUTAS É FAVORÁVEL À PROPOSTA DE MEIA-ENTRADA PARA ESTUDANTES DE ATÉ 29 ANOS. 

LOC: O BENEFÍCIO ESTÁ PREVISTO NO ESTATUTO DA JUVENTUDE, QUE ESTÁ PRONTO PARA SER VOTADO NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DO SENADO. 

(REPÓRTER) Setenta por cento dos internautas se declararam favoráveis à meia-entrada para estudantes de até 29 anos. O benefício pode ser assegurado pelo Estatuto da Juventude, que está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, relator da proposta na CCJ, defende a aprovação da meia-entrada, desde que as carteirinhas sejam emitidas por entidades estudantis como a UNE ou UBES. 

(RANDOLFE RODRIGUES) A carteira expedida pelas entidades estudantis é uma conquista histórica desde 1960. O que estamos fazendo é recuperar um direito legítimo das entidades representativas dos estudantes brasileiros. Ao mesmo tempo garante a meia-entrada também aos jovens carentes. Com isso buscamos garantir que os jovens de baixa renda tenha asseguradas as oportunidades de cultura e de lazer que necessitam para o seu pleno desenvolvimento. 

(REPÓRTER) Mas o senador Demóstenes Torres apresentou um voto em separado em que sugere a meia-entrada apenas em eventos culturais que contam com patrocínio ou subsídio público. O senador do Democratas de Goiás argumenta que o artista é um profissional como outro qualquer, e não é justo que apenas ele, e não um médico ou advogado, tenha que arcar com os custos da medida. Demóstenes também é contra o monopólio das entidades estudantis para a expedição das carteirinhas. Outro senador, Aloysio Nunes Ferreira, do PSDB de São Paulo, propõe que a identificação estudantil seja expedida pelas próprias instituições de ensino, com um selo de segurança definido pela Casa da Moeda. Depois da votação na CCJ, o Estatuto da Juventude segue para a análise da Comissão de Assuntos Sociais.
01/02/2012, 00h40 - ATUALIZADO EM 01/02/2012, 00h40
Duração de áudio: 01:41
Ao vivo
00:0000:00