Mais investimentos e mais ousadia de Mercadante, é o que esperam senadores — Rádio Senado

Mais investimentos e mais ousadia de Mercadante, é o que esperam senadores

LOC: MAIS INVESTIMENTOS PARA O SETOR E MAIS OUSADIA DO MINISTRO, É O QUE OS SENADORES ESPERAM DA GESTÃO DE ALOIZIO MERCADANTE À FRENTE DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 

LOC: O EX-SENADOR, QUE DESDE O ANO PASSADO COMANDAVA O MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, ASSUMIU O MEC NESTA TERÇA-FEIRA. EM SEU DISCURSO DE POSSE, PRIORIZOU A ALFABETIZAÇÃO INFANTIL E NO CAMPO. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN. 

(REPÓRTER) Aloizio Mercadante tomou posse no Ministério da Educação no lugar de Fernando Haddad, que deixou o governo para se dedicar às eleições municipais. No discurso, já anunciou dois programas. O primeiro chamado de Alfabetização na Hora Certa terá o objetivo de garantir o acesso à educação para crianças de até 8 anos de idade. O segundo prevê a realização de um "provão" nacional para professores. A ideia é que estados e municípios utilizem o resultado do exame para contratar docentes. O novo ministro também vai lançar o Pronacampo destinado à alfabetização de moradores da zona rural e avisou que vai brigar para que recursos do pré-sal possam aumentar o orçamento da pasta. Apesar de Mercadante já ter anunciado as prioridades, o senador Cristovam Buarque do PDT do Distrito Federal, ex-ministro da Educação no governo Lula, avaliou que o ex-senador foi tímido diante dos desafios do setor no país. 

(CRISTOVAM BUARQUE) Acho que a presidenta não poderia ter um nome melhor. Quanto ao primeiro discurso dele, achei muito tímido porque ele não colocou com clareza os desafios que tem adiante que são três. A erradicação do analfabetismo de adultos, uma revolução na educação de base e a reforma universitária que o Brasil precisa para entrar no século XXI. 

(REPÓRTER) A senadora Ângela Portela do PT de Roraima se disse otimista com a posse de Aloizio Mercadante no Ministério da Educação. Ela destacou que o colega de partido assume com carta branca, já que a presidente Dilma Rousseff repetiu na cerimônia de posse do novo ministro que por ser uma prioridade de governo, a educação não sofrerá com limitações orçamentárias. 

(ÂNGELA PORTELA) Eu que sou autora da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que coloca 10% do PIB para educação, me sinto feliz em observar a compreensão da presidenta Dilma para focar e priorizar o investimento na educação do país. 

(REPÓRTER) O senador Cyro Miranda do PSDB de Goiás elogiou a escolha de Mercadante. Ele espera que o Ministério da Educação não se limite ao Enem, Exame Nacional do Ensino Médio. 

(CYRO MIRANDA) Mas ele se sobressaiu com seus erros constantes. Tenho certeza que o Ministério é muito maior que o Enem, inclusive ensino fundamental, médio e universitário. Agora vão se dar valores e vamos nos voltar para as grandes necessidades que o país tem que é focar educação principalmente no ensino fundamental, que é a base de tudo.  

(REPÓRTER) Antes de assumir o Ministério da Educação, Aloizio Mercadante comandou o Ministério da Ciência e Tecnologia por um ano. Doutor em Economia pela Universidade de Campinas, ele foi senador no período de 2003 a 2010 com atuação na Comissão de Educação do Senado. Ele também teve dois mandatos de deputado federal. 
25/01/2012, 00h37 - ATUALIZADO EM 25/01/2012, 00h37
Duração de áudio: 02:59
Ao vivo
00:0000:00