Inácio Arruda defenderá políticas de integração com baixo impacto ambiental — Rádio Senado

Inácio Arruda defenderá políticas de integração com baixo impacto ambiental

LOC: O SENADOR INÁCIO ARRUDA, DO PC DO B DO CEARÁ, VAI DEFENDER EM PORTO ALEGRE NESTA QUARTA-FEIRA POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL PARA A AMÉRICA DO SUL.

LOC: ELE REPRESENTA O SENADO NO FÓRUM SOCIAL TEMÁTICO, QUE PREPARA DOCUMENTO PARA A CÚPULA DOS POVOS, QUE ACONTECE DURANTE A CONFERÊNCIA RIO+20, EM JUNHO. OS DETALHES, COM O REPÓRTER NILO BAIRROS: 

(REPÓRTER) O Fórum Social Mundial desse ano é temático, e envolve debates que vão ajudar na construção da Cúpula dos Povos, um encontro paralelo à Conferência das Nações Unidas Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro. Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo são as sedes do Fórum Social Temático, que começa oficialmente nesta terça-feira, com cerca de novecentas atividades e um só tema: A crise capitalista e a busca por justiça social e ambiental. Os organizadores esperam a presença de 40 mil participantes, entre eles a presidente da República, Dilma Roussef, e oito ministros de Estado brasileiros. Pelo Senado, participa do Fórum o senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, que vai defender políticas de integração da América do Sul com respeito à qualidade de vida dos povos. Para Inácio Arruda, é possível garantir o desenvolvimento com baixo impacto ambiental.

(INÁCIO ARRUDA) Nós precisamos estar interligados, por exemplo, de ferrovias que transitem pela Bolívia, Brasil, Peru, Colômbia, Paraguai, Argentina, cheguem ao Chile. O principal é como conduzir uma política adequada de proteção do meio ambiente com o desenvolvimento. Esse é um problema central da América do Sul, da nossa integração.

(REPÓRTER) Também estarão na capital gaúcha o presidente uruguaio, José Mujica, o sociólogo português Boaventura de Souza Santos, o diretor geral da FAO, Agência das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, o ex-ministro José Graziano, e o músico e também ex-ministro Gilberto Gil, entre outras figuras conhecidas. Mas, dessa vez, os anônimos são os mais esperados: representantes de movimentos políticos que marcaram 2011 devem participar do Fórum. São os casos de manifestantes da Primavera Árabe, dos indignados da Espanha, do ocupe Wall Street e dos estudantes chilenos, entre outros. O Fórum Social temático segue até o próximo domingo, 29 de janeiro.
23/01/2012, 06h54 - ATUALIZADO EM 23/01/2012, 06h54
Duração de áudio: 02:08
Ao vivo
00:0000:00